Prefeitura de Marília alerta para que população evite locais com capivaras
A Prefeitura de Marília vai afixar placas de alertas para que a população evite áreas em que existem capivaras, como no lago do Jardim Aquarius, na represa Cascata e no Bosque Municipal Rangel Pietraroia. Além da orientação, o município deve realizar uma verificação destes espaços públicos a fim de analisar se está ocorrendo infestação do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa.
De acordo com a Vigilância Ambiental/Zoonozes, já foi feito o pedido de confecção das placas.
O monitoramento será feito por meio da análise do local, cujo trabalho deve ser realizado na próxima semana. Caso seja identificada a infestação do carrapato, será feito o envio de espécimes para análise se existe contaminação pela bactéria causadora da febre maculosa.
No Bosque Municipal será recomendado que os visitantes não se aproximem do lago, que conta com a presença de pelo menos um animal. O local não será interditado, mas haverá a recomendação.
Como os quatis frequentam o mesmo espaço que a capivara e ainda percorrem todo o bosque, a Vigilância Ambiental deve encaminhar espécimes coletadas nas áreas para análise em laboratório. Diante dos resultados, outras ações podem ser adotadas.
Além disso, a equipe está monitorando o sistema de notificação para verificar, caso apareça algum caso suspeito de febre maculosa em Marília. Se isso acontecer, será realizada visita ao local da moradia, para verificar a presença de carrapatos ou proximidade de áreas com presença de capivara. Cada situação vai ser avaliada individualmente.