MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 05 fev. 2019

Sem fiscalização, Marília acumula leis que não funcionam

por Brunno Alexandre

Universitário participa de pedágio no semáforo do cruzamento da Avenida Tiradentes (Foto: Marília Notícia)

Um excesso de propostas aprovadas pelo legislativo local, sem que se verifique a estrutura do poder público municipal para fiscalização, vem provocando um acúmulo de leis que não funcionam em Marília.

Entre os exemplos está o caso da proibição de “pedágios” universitários em semáforos e a exigência de orientação sobre os riscos da ingestão de carambola no comércio.

O início do calendário universitário também retratou a falta de capacidade da Prefeitura de Marília em fiscalizar e cumprir essas medidas – muitas vezes sem sentido e exageradas – aprovadas pela Câmara Municipal. Algumas leis seguem contestadas pela população.

No caso da proibição dos pedágios universitários em semáforos, é determinada uma multa de R$ 1 mil aplicada à instituição escolar, diretório acadêmico ou organizador da atividade envolvendo os calouros.

Na justificativa do vereador Albuquerque (PRB), que propôs a lei, os pedágios promovidos trazem prejuízos ao trânsito de Marília e podem causar constrangimento aos alunos que participam da atividade.

Início do calendário escolar universitário é marcado por pedágios nos semáforos (Foto: Marília Notícia)

A fiscalização deveria ser realizada pela Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb), mas o órgão não tem condições de colocar em prática todas as leis sancionadas pelo Poder Executivo.

O episódio que se tornou praticamente um folclore na cidade é a “lei da carambola”, ainda em vigor, proposta pelo ex-vereador Sílvio Harada (PR).

O projeto obriga os estabelecimentos que vendem a carambola de afixarem um cartaz alertando sobre os riscos da ingestão da fruta por pessoas portadoras de doenças renais crônicas.

Se a lei for descumprida por supermercado, feirantes ou qualquer comerciante, os responsáveis podem pagar multa de até R$ 200 e terem os alvarás suspensos pela Prefeitura.

O Marília Notícia acionou a Câmara Municipal para questionar a respeito do acúmulo de leis que não funcionam na cidade, mas nenhuma resposta foi obtida até a publicação dessa reportagem.

Placa com orientações sobre os cuidados necessário com a carambola (Foto: Sérgio Pais)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie