Construção da cidade se mistura com história da Replan Saneamento
“Nós construímos pelo menos 60% das redes e ligações de água e esgoto de Marília”, afirma o administrador Reinaldo Pavarini, fundador da Replan Saneamento S/A.
O empresário atua no ramo pela iniciativa privada em cidades de vários estados há 42 anos. O represamento da Cascata, da Água do Norte, do córrego Arrependido são apenas algumas das outras importantes obras realizadas em Marília em todos esses anos, diz ele. A cidade comemora 90 anos de emancipação nesta quinta-feira (4).
As redes de dezenas de condomínios e loteamentos em todas as regiões do município, populares e de alto padrão, também estão na lista. Entre eles, 4 mil residências construídas nos últimos anos no distrito de Padre Nóbrega pelas construtoras Menin e Pacaembu por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.
Agora, o desafio e satisfação de Pavarini é a conclusão de quase 70% do tratamento de esgoto até o final do ano. Serão beneficiadas 72 mil famílias e será possibilitada a vinda de novas empresas e indústrias para a cidade.
Trata-se da chamada “obra do século”, que promete impulsionar o desenvolvimento da cidade com as estações do Pombo e do Barbosa.
O começo
Tudo começou com a participação de Pavarini na fundação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília (Codemar) em 1977, na gestão do então prefeito Pedro Sola, quando a cidade ainda contava com menos de 50 mil habitantes.
Três anos depois, com a promulgação de uma lei que obrigava a instalação de redes de água e esgoto antes de asfaltar as vias públicas, o administrador viu uma oportunidade de se lançar no mercado.
Ele e um sócio deixaram a empresa ligada ao poder público e fundaram a Esaga Projetos e Saneamento Ltda.
Com a experiência adquirida, começaram a participar das licitações e ajudar no desenvolvimento da cidade do outro lado do balcão.
“Nos tornamos especialistas em redes de água e esgoto, tratamento, captação de águas pluviais, tudo aquilo que fica enterrado, que ninguém quer fazer”, relata Pavarini.
Depois de 25 anos, em 2004 a Replan é fundada devido ao fim da sociedade de forma amigável e Pavarini começa um longo caminho com objetivo de se habilitar para grandes obras, adquirindo serviços maiores para sua lista de realizações e capital suficiente para voar mais alto.
Entre os clientes aparecem grandes construtoras de Marília e do Estado de São Paulo, além de empresas como Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para quem Pavarini já atuou em dezenas de cidades.
Empreendimentos
“Na década de 1980 fizemos as redes de coleta e distribuição de água do Santa Antonieta, Parque das Nações, Primavera. Depois, Altos do Palmital, Palmital, Jardim dos Lírios”, conta o empresário.
Na zona Leste, nas proximidades do Aeroporto, mais recentemente com a participação de Pavarini foram feitas as tubulações do Portal do Sol, Terras da Fazenda, Portal da Serra. Na área Oeste, Jardim Cavallari e Universitário.
“Esses são só alguns empreendimentos privados que participamos em Marília”, conta o fundador da Replan, que mantém em sua sala fotos de lagoas de tratamento e demais obras de saneamento construídas em outras cidades.
“Sempre atuamos dentro e fora de Marília, na construção de projetos de saneamento em muitas cidades, o que foi nos habilitando para finalmente encarar algo como a conclusão da obra do tratamento de esgoto em nosso município”, relata.
Sobre outras obras públicas marcantes em Marília, Pavarini destaca a represa Cascata. “Antes ali passava um carro de cada vez e transbordava quando chovia. Se lá atrás não tivéssemos feito o represamento, não seria possível a construção da avenida inaugurada nos últimos anos”.
“As vezes criticam que nós ganhamos muitas licitações em Marília. Mas isso acontece porque estamos aqui, temos know-how, conhecemos a cidade e nossos funcionários moram aqui. Isso nos permite oferecer melhores preços do que as grandes empresas de fora”, comenta.
Outro motivo de orgulho para Pavarini é o emprego de funcionários marilienses também em outras cidades onde a empresa atua.
“Empregamos gerações de famílias e rigorosamente com salários e direitos em dia. Por todo esse tempo, ajudamos centenas de famílias a ganharem suas vidas”.