Marcos Rezende se destaca por diálogo e liderança na Câmara
A avaliação que os vereadores de Marília fazem do trabalho executado nos últimos dois anos pelo presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD), é bastante positiva, segundo relatos de bastidor colhidos pela reportagem do portal.
Claro que existem queixas e controvérsias, mas o parlamentar é visto pela maior parte de seus pares como um líder capaz de ouvir, dialogar e conciliar interesses diversos em busca do bem comum.
“Sempre buscamos ouvir cada um dos vereadores para atender todas as demandas deles na medida do possível e de modo democrático, sem infringir o regimento interno, respeitando as diferentes linhas ideológicas, as diversas colorações partidárias e os posicionamentos pessoais divergentes”, afirmou o político do PSD recentemente.
Rezende também é reconhecido como um presidente do Legislativo capaz de recuperar o protagonismo da Câmara, que passou a participar de forma ativa e decisiva nas questões cruciais da administração municipal – inclusive no enfrentamento da pandemia – ao mesmo tempo em que fiscaliza a Prefeitura.
Com o atual presidente da Câmara, o Legislativo também soube agir com independência e enfrentar o Executivo quando necessário – até assumindo os riscos de eventuais desgastes, mas garantindo a separação dos poderes. O interesse público acima de tudo e sem subserviência.
A marca que fica, porém, é da harmonia entre Executivo e o parlamento municipal, liderado por Rezende, na maior parte do tempo, tão necessária para viabilizar importantes projetos, como a esperada obra das estações de tratamento de esgoto, feita com recursos aprovados pelos vereadores.
Houve ainda a interlocução republicana com a Prefeitura para agilidade nas respostas dos requerimentos e solicitações de dados e informações feitas por todos vereadores.
Quanto ao mandato de vereador, Rezende foi o campeão de produtividade entre 2017 e 2020, como o Marília Notícia mostrou recentemente.
No período, ele apresentou 82 projetos e 1.315 requerimentos – respectivamente, 20 e quase 500 a mais do que o segundo colocado. No caso das indicações, foram 924 em quatro anos.
O atual presidente da Câmara sempre atuou para pautar os projetos de lei decisivos ao desenvolvimento e modernização da cidade, com destacada capacidade para agregar pessoas e ideias – em oposição a posturas de divisão e intrigas incorporadas por muitos políticos que apostam em “dividir para governar”.
Outro fato marcante envolvendo a gestão administrativa de Rezende à frente da Câmara é a devolução de mais de R$ 8 milhões para a Prefeitura de Marília em 2019 e 2020 referente ao duodécimo economizado. Só este ano são R$ 4,5 milhões entregues de volta.
Pela legislação vigente, a Câmara teria por direito receber até 1,8% do que a Prefeitura arrecada. Contudo, esse patamar ficou em apenas 0,6% por força da economia de Rezende. “Com gestão e muito trabalho conseguimos atender as necessidades da população e garantir a devolução do duodécimo”, afirmou o presidente recentemente.
Em tempos de crise econômica – e de arrecadação, consequentemente – tais recursos fizeram a diferença para o orçamento municipal.
Isso tudo sem deixar de investir em inovações importantes para o bom funcionamento do parlamento local, o que mais uma vez comprova a capacidade de gestão de Rezende, oriundo da classe empresarial.
Investimentos
O novo portal da Câmara, por exemplo, acaba de ser modernizado com foco em maior transparência e funcionalidade intuitiva.
Houve ainda, desde o ano passado, a tão necessária conclusão da construção da sala das comissões permanentes e de auxílio para reuniões, assim como a remodelação da Biblioteca Legislativa, além da contratação de emissora de rádio para transmissão das sessões.
Desde 2019 também foi necessário investir em novos mobiliários para gabinetes, secretaria administrativa, TV Câmara e outros departamentos, bem como atualizar aparelhos de ar-condicionado e equipamentos como computadores e impressoras.
Também foi criado o Plano Diretor de Informática da Câmara Municipal em parceria com o Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem) e feita a renovação da frota.
Com Rezende, houve a valorização e reestruturação de categorias e carreiras de servidores, com autorização de cursos para efetivos, contratação de estagiários e nova programação na TV Câmara, além da aquisição de mochilink para transmissões ao vivo em qualquer lugar da cidade.
Em nome da democracia, Rezende também promoveu a ampliação e modernização da bancada da imprensa no plenário e o desenvolvimento do aplicativo de celular Câmara Digital Marília, com cooperação técnica com o Univem.
A atual presidência sempre esteve aberta para todos que procuraram o Legislativo, incluindo servidores municipais, presidentes de entidades, lideranças sindicais, representantes de associações de moradores, integrantes da classe produtiva, educadores e população em geral.