Marcos Rezende é eleito presidente da Câmara de Marília
O vereador Marcos Rezende (PSD) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Marília e irá exercer a função pela primeira vez em 2019 e 2020. Rezende recebeu nove votos contra quatro de José Carlos Albuquerque (PRB).
Votaram em Marcos Rezende os seguintes vereadores: Cícero do Ceasa (PV), Danilo da Saúde (PSB), Evandro Galete (PODE), João do Bar (PHS), José Luiz Queiroz (PSDB), Luiz Eduardo Nardi (PR), o próprio Marcos Rezende (PSD), Maurício Roberto (PP) e Professora Daniela (PR).
Já Albuquerque ficou com seu próprio voto e dos vereadores Delegado Damasceno (PSDB), Marcos Custódio (PSC) e Coraíni (PTB).
O primeiro vice-presidente eleito foi Cícero do Ceasa e o segundo vice-presidente é Danilo da Saúde.
Para a função de primeiro secretário foi eleito Evandro Galete, segundo secretário João do Bar, terceiro secretária Professora Daniela e quarto secretário José Luiz Queiroz.
Com a palavra o presidente
A nova mesa-diretora assume no dia primeiro de janeiro e em seu primeiro pronunciamento o futuro presidente da Casa de Leis disse que pretende solicitar um estudo jurídico e técnico para criar mais um cargo para cada gabinete dos três vereadores.
Atualmente cada parlamentar tem apenas um chefe de gabinete. “Não é possível atendermos a população de forma adequada com apenas um funcionário ao nosso lado. São cerca de 240 mil marilienses”, disse Rezende.
Ele também falou sobre como pretende liderar a Câmara diante do Executivo municipal. Recentemente Rezende deixou a posição de líder do governo Daniel Alonso (PSDB) com críticas contra alguns secretários que não quis nominar. Apesar disso, foi apoiado pelo prefeito para liderar o Legislativo.
“A Câmara será independente e terá protagonismo, como prometi aos meus colegas vereadores. Mas teremos uma postura de contribuir com a cidade, independente de governo A ou governo B. Vamos trabalhar por Marília”, disse o político do PSD ao Marília Notícia.
Prefeito Daniel
O prefeito Daniel Alonso divulgou nota através de sua assessoria logo após a eleição. “Parabenizo a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Marília eleita democraticamente na tarde dessa terça-feira, dia 11. O executivo continua se colocando a disposição de todos os edis para continuar juntos trabalhando e ajudando Marília. A Prefeitura deseja a todos um ótimo trabalho e uma excelente gestão”.
Marcos Rezende
Nascido em 12 de novembro de 1958, na cidade de Aracaju estado do Sergipe, casou-se com Gertrudes Martins Rezende e com quem teve dois filhos, Carlos Henrique Martins Rezende e Marcos Santana Rezende Júnior.
Formado em Administração de Empresas e em Direito pelo UNIVEM, Pós-Graduado em Gerência Empresarial pela Faculdade Santana de São Paulo, tendo participado de vários cursos de Administração e Direito. Foi Presidente da Associação Comercial de Marília (ACIM) de 1991 a 1996, ocasião em que reformulou toda a entidade, fazendo Marília ter a primeira Associação Comercial da região a ser informatizada.
Foi eleito Vice-Presidente da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Trouxe a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) para Marília. Realizou inúmeras campanhas promocionais com custo zero para o comerciante. Participou do lançamento Nacional pela Reforma Tributária, que contou com a presença de Lideranças Nacionais na cidade de Marília.
É Coordenador Regional do Deputado Federal Walter Ihoshi. Quando Vereador no primeiro mandato apresentou projetos que se tornaram leis: Isenção da taxa de Iluminação Pública, Criador da Lei do Simples Municipal (Redução de Impostos). Coordenou as campanhas vitoriosas dos Deputados Federais Gilberto Kassab (ex-prefeito de São Paulo e Presidente Nacional do PSD) e Walter Ihoshi, eleito em 2006 com mais de 100 mil votos pelo partido DEMOCRATAS, e reeleito em 2010 com 106 mil votos.
Por meio do Deputado Federal Walter Ihoshi, conseguiu recursos de R$ 38 milhões, para equiparação salarial dos funcionários do Hospital de Clínicas (HC), evitando que fosse deflagrada uma greve.
Articulou várias emendas para Instituições de Marília, entre elas: APAE, Hospital Espírita, Filantrópica. Marcos Santana Rezende exerceu a vereança na Câmara Municipal de Marília, na 14ª Legislatura, 1997/2000; concorreu por duas vezes nas eleições para Prefeito de Marilia e atualmente é coordenador do PSD.
Foi eleito suplente de vereador pela coligação PP/PT/PPL/PSD/PC do B com 1.378 votos, para a legislatura, 2013 a 2016, e no dia 9 de dezembro de 2013 foi empossado Vereador a Câmara Municipal de Marília para cumprir o 2º mandato. Foi reeleito vereador, para a 19ª Legislatura, 2017-2020, com 1.951 votos pelo Partido da Social Democrático – PSD.