Marcos Mion elogia Marília por iniciativa para autistas
A Prefeitura de Marília mantém um histórico de iniciativas de conscientização e apoio aos autistas e acaba de dar um passo decisivo envolvendo as políticas públicas voltadas a este público, o que rendeu elogios até mesmo do apresentador da rede Globo Marcos Mion.
Nesta semana, a administração lançou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). E o reconhecimento do comunicador é importante porque Mion, que tem filho com o distúrbio, é tido como o embaixador do tema no país.
A administração municipal, ao longo dos anos, já realizou série de eventos sobre a conscientização a respeito do autismo, além de outros tipos de investimentos, como na ampliação do espaço de equoterapia da Polícia Militar, que também atende pessoas com o transtorno.
A administração municipal ainda repassa subsídio de aproximadamente R$ 1,3 milhão por ano ao Espaço Potencial, que atualmente atende mais de 150 pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A CIPTEA é um documento gratuito para melhor identificar as pessoas com autismo e auxiliá-las na hora de exigir os seus direitos, garantindo prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A carteira foi criada em âmbito nacional através da Lei Romeo Mion, que leva o nome do filho do apresentador, o que motivou os cumprimentos à iniciativa mariliense. A responsabilidade pela emissão cabe aos estados e municípios.
CIPTEA
A solicitação do documento deve ser feita na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com a apresentação dos documentos originais necessários, ou pelo endereço eletrônico: carteiraautista.marilia.sp.gov.br.
A Secretaria de Direitos Humanos fica na rua Olavo Bilac, 369, bairro São Miguel, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Os documentos necessários para fazer a carteira, que tem validade de cinco anos, são: nome completo do identificado; filiação; local e data de nascimento; número da carteira de identidade; número do CPF; tipo sanguíneo; endereço residencial e telefone; foto 3×4 (pode ser tirada na própria Secretaria de Direitos Humanos); assinatura ou impressão digital do identificado; e nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou cuidador.
LANÇAMENTO
A CIPTEA foi lançada em Marília durante evento realizado na última segunda-feira (25) no Paço Municipal. Além de autoridades, estiveram presentes representantes do Espaço Potencial.
“Hoje é um dia bastante especial, pois essa carteira vai ajudar muito as famílias que têm algum filho com Transtorno do Espectro Autista, garantindo atendimento prioritário em vários locais. Parabenizo as nossas secretarias que trabalharam na elaboração deste projeto, assim como a Câmara Municipal, que vem trabalhando em harmonia com o Executivo”, afirmou o prefeito Daniel Alonso (PSDB).
“Aproveito também para dar os parabéns à equipe do Espaço Potencial, que é referência de Marília para todo o país, ao fazer um trabalho ímpar para essas crianças e familiares”, completou o chefe do Executivo.
“Vou falar de reconhecimento, gratidão e satisfação”, afirmou a presidente do Espaço Potencial, Ângela Cândido da Silva Pascoalinoto, destacando a importância de mais essa conquista.
“Gratidão ao prefeito Daniel Alonso, pois é através da gestão dele que recebemos um subsídio para nos auxiliar no trabalho; e satisfação por todos os nossos parceiros e colaboradores, sendo que o maior deles é Deus, que tem abençoado o Espaço Potencial, permitindo que a gente, que começou atendendo duas pessoas em 2007, pudesse atualmente atender mais de 150 numa sede própria, que foi a concretização de um sonho”, concluiu.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.