Mais um ponto de coleta seletiva é removido após mau uso
A avenida João Martins Coelho, localizada no Jardim Santa Antonieta, zona Norte de Marília, acaba de perder o ponto de coleta seletiva do projeto EcoEstação. A decisão dos responsáveis pela iniciativa veio após um novo caso de mau uso do serviço.
As pessoas que fazem o recolhimento dos recicláveis se depararam com diversos sacos de lixo comum no local, o que provocou revolta entre catadores.
Ao menos outros dois casos de remoção dos pontos de coleta seletiva já foram registrados em outros pontos da cidade, pelo mesmo motivo.
“É triste demais”, lamenta Ademar Aparecido de Jesus, o Dema, um dos responsáveis pelo projeto, sobre ter que fazer a retirada. “Porém, deixar um equipamento como esse, cheio de informações e, ainda assim, o povo fazer uso como lixeira, não dá”, completa.
Para utilizar os pontos de coleta seletiva é preciso seguir as regras descritas nos locais, descartando apenas os produtos indicados. É proibido, por exemplo, despejar lixo orgânico ou materiais sem a devida separação por tipo. O cidadão também não pode deixar sacos na área externa.
O uso incorreto, além de atos de vandalismo, já levou à retirada de um ponto de coleta seletiva na praça multiuso do Jardim Cavallari, zona Oeste, e na rua Tupinambás, no Jardim Aeroporto, zona Leste.