Mais de 50% do empreendedorismo de Marília é liderado por mulheres
O Dia Internacional da Mulher – lembrado neste 8 de março – é marcado por lutas e conquistas, e um dos avanços mais expressivos na cidade está no ramo do empreendedorismo. Marília conta com mais de 50% das mulheres presentes no ramo. Os dados são do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros Empresas (Sebrae).
De acordo com a analista de negócios do Sebrae, Mariana Gonçalves Ferreira, não só Marília, como a região, tem aderido às ações voltadas ao empreendedorismo feminino, a exemplo de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Lupércio, Garça, Júlio Mesquita e outros municípios. “Oferecemos o programa ‘Sebrae Delas’ para as mulheres de negócio e participamos de um evento do Centro de Referência da Mulher de Marília”, comenta.
Na comemoração de dois anos de aniversário do Centro da Mulher de Marília, o Sebrae auxiliou nesta sexta-feira (8) nas oficinas de skincare, maquiagem e de autocuidado para as mulheres. “Promovemos atividades de orientação para as empreendedoras presentes, além de todo suporte gratuito por meio de nossos programas. Nos atendimentos do Sebrae, em 2023, predominam o público feminino”, informa.
Para a jovem empresária da loja Colcci, Isadora Canhadas, de 23 anos, as mulheres superaram muitos desafios ao longo dos anos. “Minha maior fonte de inspiração é minha mãe, Elisângela Canhadas, proprietária da Zan, que trabalha desde os 16 anos de idade no comércio. Ela sempre teve êxito no seu trabalho é um exemplo para mim. Tenho orgulho dela, das minhas tias, sogra e de todas as mulheres da minha família que são fortes e superaram muitos obstáculos”, pontua.
Isadora avalia que a mulher ainda necessita passar por cima e enfrentar alguns preconceitos. “Comentários do tipo: ‘as mulheres dirigem mal’ ou ‘a mulher ganha menos salário que o homem’. Tem a questão racial também. Acho que estes pontos de vista podem mudar mais futuramente. Por exemplo, eu sempre voto em candidatas mulheres para cargos eletivos. Faço minha pesquisa e análise, mas priorizo mulheres em altos cargos de poder”, destaca.
A empresária Luana Maris Medeiros, de 33 anos, é sócia da empresa Magrass de nutrição há sete anos e ajuda a resgatar a autoestima das mulheres por meio de seu trabalho. Para ela, desafios existem para serem superados.
“Atuo como nutricionista desde que me formei, há 12 anos. É importante correr atrás de seu sonho, com bastante força de vontade, independente do gênero. Assim que terminei a graduação, já ingressei no mercado e decidi transformar vidas e realizar o desejo das mulheres de perder peso, com auxílio da minha equipe”, conta.
Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em 2023, Marília abriu 2.183 empresas no geral (somando com os microempreendedores individuais – MEIs). Deste levantamento, a cidade teria em média 1.135 mulheres empresárias (52%), conforme levantamento feito pelo Marília Notícia.
PROGRAMA PARA MULHERES DE NEGÓCIO
O “Sebrae Delas” é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. A ideia é valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.
“Através do Sebrae, tenho o privilégio de me encontrar com mulheres que desenvolvem um papel extremamente necessário para o desenvolvimento do empreendedorismo. Encontramos mulheres excepcionais donas de seu próprio negócio, na gerência de equipes, nas prefeituras, em sindicatos rurais, como agentes do programa ‘Sebrae Aqui’ e agentes de inovação no meio rural. É realmente encantador ver a relevância dos trabalhos feitos”, ressaltou a analista de negócios, Mariana Gonçalves Ferreira.
Veja a programação gratuita alusiva ao mês das mulheres na região:
Dia 11/03
Em Lupércio, das 19h às 23h, no Centro Comunitário, na avenida Santo Inácio, 508. O tema é “Seja a melhor versão de si mesma”. Inscrições clique aqui.
Em Garça, das 18h30 às 22h30, na Associação Comercial e Industrial (Acig), na avenida Doutor Rafael Paes de Barros, 347. O tema é “Seja responsável com sua saúde mental”. Inscrições clique aqui.
Dia 12/03
Em Álvaro de Carvalho, das 19h às 23h, no Núcleo Padre Eugênio Ceroni, na rua José Mendes Espinha, 01. O tema é “Seja uma mulher que utiliza de práticas da comunicação não-violenta”. Inscrições clique aqui.
Dia 14/03
Em Alvinlândia, das 18h30 às 22h30, na Secretaria da Educação, na rua Alfredo Raimundo da Silva, 310. O tema é “Seja perseverante frente aos seus projetos de vida”. Inscrições clique aqui.
Dia 25/03
Em Júlio Mesquita, das 13h às 17h, no Fundo Social, na rua Jorge Moraes de Barros, 901. O tema é “Seja uma empresária criativa no mundo dos negócios”. Inscrições clique aqui.
Mais informações sobre os eventos gratuitos do Mês da Mulher do Sebrae Regional Marília podem ser obtidos pelo telefone (14) 3402-0720 – opção 4.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!