Mais de 5% da população de Marília já pegou Covid-19
Marília atingiu, nesta quinta-feira (4), o percentual de 5,20% de sua população com diagnóstico positivo de Covid-19 – desde o início da pandemia. No total, 12.521 pessoas contraíram o vírus na cidade, 179 morreram e 12.277 já se recuperaram.
A prevalência em Marília (número de casos, dividido pelo total populacional) é maior que a média paulista. Está acima de cidades como a Capital do Estado, onde 4,65% de sua gigantesca população testou positivo.
Na região, entretanto, o indicador mariliense supera apenas municípios abaixo de 100 mil habitantes, como Assis, que teve 4,11% de seus moradores acometidos pelo vírus. Em Tupã, a contaminação atingiu 3,57%.
A prevalência de Marília é superada por Bauru (6,75% da população já testou positivo) e Araçatuba (6,88%). A contaminação por aqui é pouco menor que Presidente Prudente (5,64%) e Ourinhos (5,33%).
Enquanto o sistema de saúde local confirmou a morte de 1,42% dos contaminados, em Araçatuba morreram 2,03% das pessoas que testaram positivo.
Bauru empatou com Marília, proporcionalmente. A cidade perdeu 1,42% das pessoas que tiveram a doença confirmada.
Testagem
Vale destacar que a prevalência – por considerar o número de casos positivos, sobre a população total – está diretamente associada à política de testagem de cada município.
No caso da Covid-19, em que muitas pessoas são assintomáticas, quanto mais testes a cidade promover, maior pode ser a prevalência sobre a sua população. Por isso, taxas reduzidas nem sempre significam baixa circulação viral.