Mais de 18 mil alunos da rede voltam às aulas em fevereiro
A Secretaria Municipal da Educação divulga o cronograma de volta às aulas para o ano letivo de 2023 da rede local de ensino, que conta atualmente com 18.508 alunos, sendo 9.913 na Educação Infantil e 8.595 no Ensino Fundamental.
Conforme a pasta municipal, o ano letivo de 2023 tem início na próxima quinta-feira (2), com as escolas do Ensino Fundamental com aula normalmente. Já nas unidades escolares de Educação Infantil, na data, conta com reunião de pais. Estes deverão entrar em contato com a direção da escola dos filhos para saber o horário do encontro.
Para a Educação Infantil, entre os dias 3 e 8 de fevereiro, ocorre a inserção, quando a criança passa por um período de adaptação em ambiente que se sinta acolhida e se sinta segura.
“Nesse período, em que as crianças serão afastadas do ambiente familiar, tendo a rotina alterada, necessitarão construir vínculos afetivos para se sentirem seguras. Esse momento não ocorre repentinamente. A inserção é feita gradualmente, tendo o horário reduzido para que a criança não sofra com a ausência dos familiares. Após uma semana de adaptação, o horário de atendimento para as crianças da Educação Infantil retornará à normalidade, tanto para o período parcial como para o período integral”, explica o secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi.
Confira o cronograma da volta às aulas para a Educação Infantil, com horário reduzido (os pais ou responsáveis devem se informar com a escola como serão esses horários):
- dia 3 de fevereiro [sexta-feira]: nível I (bebês de quatro meses a um ano e cinco meses) e Infantil I e II (alunos de 4 e 5 anos de idade);
- dia 6 de fevereiro [segunda-feira]: nível II (crianças de um ano e seis meses a um ano e dez meses);
- dia 7 de fevereiro [terça-feira]: maternal I (crianças de dois anos de idade);
- dia 8 de fevereiro [quarta-feira]: maternal II (crianças de três anos de idade).
Já a partir do dia 13 de fevereiro, o horário será normal para todas as crianças, com escuta atenta as suas necessidades individuais, podendo haver horário diferenciado, em comum acordo com a família.