Mais da metade dos marilienses quebra isolamento social
O Gabinete de Crise do Estado de São Paulo para enfrentamento ao coronavírus, divulgou que 53% dos marilienses quebraram o isolamento social imposto e estão indo às ruas. O índice, que representa uma média da última semana, é medido com base em dados de celulares, cujas antenas estão sendo monitoradas pelas operadoras, sem comprometer a privacidade das pessoas.
Os dados mostram que 47% da população, ou seja, aproximadamente 112 mil pessoas estão em suas casas, enquanto 126 mil saem pelos mais variados motivos. As informações populacionais são do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes à estimativa mais recente, de 2019.
Com a tecnologia, que transforma as informações das antenas de celulares com sinais triangulados em tabelas e gráficos, são indicados os índices de isolamento por cidade e também a média estadual.
A informação é de que no dia em que foi iniciada a quarentena no Estado, 24 de março, o índice era de 54%.
Nos últimos dois domingos houve aumento para 59%, mas na terça-feira (7) desta semana houve recuo para 51%.
Em todos os casos, a média de isolamento social estiveram acima do índice marilienses mais recente.
Percepção
Em Marília existe a percepção, inclusive do poder público, de que nos primeiros dias de quarentena as pessoas levaram o isolamento social mais a sério. Já nos últimos dias algumas regiões da cidade tiveram aumento na quantidade de pessoas nas ruas.s
Como o Marília Notícia mostrou nesta quarta-feira (8), tem sido feito um esforço a Divisão de Fiscalização da Prefeitura para fazer cumprir os decretos que determinam o fechamento de comércios e serviços não essenciais – que só podem funcionar na modalidade de entrega.
Já foram cerca de 380 notificações para adequação às normas ou fechamento de estabelecimentos.
A Secretaria da Saúde também estuda medidas como o fechamento da pista de cooper da avenida das Esmeraldas e outros pontos onde têm sido registrada a concentração de pessoas.