MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 30 maio. 2017

Maioria para de fumar ao frequentar Santa Casa

por Marília Notícia

Edilaine de Oliveira Miguel, médica do Ambulatório de Tabagismo (Foto: Divulgação)

Referência para 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional de Saúde), o Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Misericórdia de Marília atende aproximadamente 300 pacientes por mês. Do total de pessoas que passam pela unidade, 64% largam o hábito de fumar em definitivo.

“Existem etapas a serem vencidas e após um determinado período é possível saber se o paciente deixou de fumar de vez”, comentou a médica do Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa, Edilaine de Oliveira Miguel.

Neste 31 de maio é lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco. Cerca de 6 milhões de pessoas morrem todos os anos tendo o cigarro como causa. Até 2030, estima-se que este número deve chegar a 8 milhões de óbitos/ano.

“Queremos conscientizar as pessoas quanto aos malefícios do tabaco. São 50 tipos diferentes de doenças causadas pelo cigarro, entre elas as cardiovasculares (infarto, angina, AVC – Acidente Vascular Cerebral e hipertensão arterial), cânceres e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) – enfizema e bronquite”, explicou a profissional.

Há alguns anos o tabagismo já é considerado uma patologia e inclusive a denominação já faz parte do CID (Código Internacional de Doença).

Jovens

O aumento da procura do Ambulatório de Tabagismo pelos jovens foi destacada pela médica. “Isso nos deixa felizes, pois num passado não tão distante tínhamos somente pacientes de meia idade e idosos vindo até a nossa unidade. Acredito que os jovens estejam mais preocupados em não terem doenças relacionadas ao cigarro e a manterem uma vida mais saudável. Largar o tabaco o quanto antes pode evitar sequelas ao organismo e doenças futuras”.

Encaminhamentos e tratamento

Os encaminhamentos para o Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa são feitos via Secretaria de Estado de Saúde, a partir de pedidos de unidades de atendimento primário do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os novos pacientes passam por triagem inicial às segundas e sextas, das 8h às 10h. Posteriormente, consulta é agendada com a médica Edilaine de Oliveira Miguel, que atende às quartas-feiras.

Inserção em grupo terapêutico com aproximadamente 50 pessoas é o passo seguinte do tratamento. Após quatro sessões (uma por semana), teste com o monoxímetro é realizado para constatar se o paciente conseguiu parar de fumar. “É uma espécie de bafômetro que detecta exatamente a quantidade de cigarros que a pessoa fumou, caso isso tenha acontecido. Não tem como mentir”, enfatizou a enfermeira do Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa, Silvia Mara Ferraz de Assis Pinto.

O grupo de manutenção permanece até que seja completado um ano de tratamento. “Se a pessoa passar pelas crises de abstinência e não voltar a fumar, ela recebe alta”, explicou a enfermeira.

A equipe de profissionais do setor do hospital que auxilia as pessoas a deixarem o vício do cigarro ainda conta com a assistente social Clotilde de Carvalho Souza, o terapeuta ocupacional Kléber Renato Pelarigo e a auxiliar administrativa Marta Cristina Yoshida.

O Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa fornece, de acordo com a prescrição médica, a Bupropiona (medicamento para o controle da ansiedade), a goma de mascar  e os adesivos (que liberam nicotina para evitar crises de abstinência até que haja a desintoxicação do organismo).

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie