Maio Laranja reforça o combate ao abuso sexual de menores
A Prefeitura de Marília fez o lançamento oficial da Campanha Maio Laranja na manhã desta segunda-feira (17), em solenidade realizada no auditório do 2º andar do Paço Municipal, que reuniu diversas autoridades, com objetivo de reforçar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade.
O 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.
O Maio Laranja envolve várias secretarias municipais, como Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Direitos Humanos, além de diversos outros parceiros, como Promotoria Pública, Polícia Civil, Sest/Senat, Diretoria Regional de Ensino, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Unesp e Universidade de Marília (Unimar), além da Câmara Municipal.
O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Daniel Alonso; dos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Evandro Galete e Vânia Ramos; do promotor da Infância e Juventude, Rodrigo Garcia; do delegado seccional Wilson Carlos Frazão; da dirigente Regional de Ensino, Ana Luíza Bernardo Guimarães; da diretora do Sest/Senat, Vitória Freitas; da diretora técnica da Saúde da Criança da Famema, Celeste Maria Breno Mesquita; e da Unesp, Sandra Regina Gimenez Pascoal; entre outras autoridades.
Estiveram presentes também os secretários Wilson Damasceno (Direitos Humanos), Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social), Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde) e Helter Bochi (Educação), além de equipes técnicas dessas secretarias.
O prefeito Daniel Alonso recebeu no encontro o protocolo da Rede de Atenção e Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco e Violência em Marília. “Essa proteção se faz necessária e precisamos estar atentos o tempo todo. Com essa rede iremos combater essa violência. Parabenizo a todos os envolvidos nessa campanha para que, juntos, possamos combater esse abuso e violência infantil em nossa cidade.”
Para denunciar qualquer tipo de violação aos direitos das crianças e dos adolescentes, Disque 100, 190 para Polícia Militar ou para o Conselho Tutelar de Marília pelo número (14) 3453-2665.
DATA
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A intenção da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.