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Marília
seg. 14 maio. 2018

Maio Amarelo quer reduzir mortes no trânsito em Marília

por Leonardo Moreno

Dados sobre Marília sobre os trimestres de 2018 a 2015 (Fonte: InfoSiga/Estado de São Paulo)

A campanha Maio Amarelo, realizada em Marília pela Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília), quer reduzir o número de mortes no trânsito local, que cresceu em 2017 e também no primeiro trimestre de 2018 em comparação com os períodos anteriores.

“Estamos mobilizando a sociedade. Esta campanha traz todos para um debate sobre as questões relacionadas ao trânsito, a principal causa de morte no mundo, mais do que as guerras”, afirma o presidente da Emdurb Valdecir Fogaça.

Em 2017 Marília registrou 37 óbitos no trânsito, contra 22 no ano anterior. Já o primeiro trimestre de 2018 foi pior do que o mesmo período de 2017 e 2016, com nove mortes, a mesma quantidade de 2015. Os dados são do InfoSiga, serviço mantido pelo Estado de São Paulo e são referentes a vias urbanas e rodovias.

O problema não é apenas local. O Brasil voltou a registrar aumento no número de mortes relacionadas ao trânsito como um todo.

Em 2017, no país foram 41.151 vítimas de acidentes envolvendo veículos automotores, ante 33.547 em 2016, uma alta de 23%.

O dado, obtido com exclusividade pelo jornal Estado de São Paulo via DPVAT (seguro obrigatório de automóveis), interrompe uma sequência de cinco anos na queda da letalidade nas ruas, avenidas e estradas do País. A última alta, observada em 2012, havia sido de 5% – um salto para 60.752 óbitos na ocasião.

Valdeci aponta que 94% das mortes no trânsito são resultado de falha humana e as principais vítimas são motociclistas, mais vulneráveis. “É um índice muito alto e mostra que se o motorista respeitar a sinalização e a legislação, dificilmente ele cometerá um acidente”.

Alta velocidade, dirigir alcoolizado e utilização de velocidade, assim como o desrespeito da sinalização, são alguns dos principais motivos de acidente.

A campanha Maio Amarelo foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e em Marília envolve a instalação de outdoor nas ruas da cidades, discussão na mídia e blitz educativas com panfletagem em parceria com Polícia Militar, Rodoviária, Samu, Corpo de Bombeiros e outras instituições.

Valdeci afirma também que até o ano que vem um amplo estudo sobre o trânsito de Marília deve ser feito em busca de possíveis melhorias que podem influenciar positivamente o trânsito. Uma empresa especializada deve ser contratada por meio de licitação.

“Nossa meta é reduzir número de acidentes. Que a população ajude, respeite as leis de trânsito, chame seus vizinhos, sua família, debata sore as questões do trânsito. Como é slogan da campanha: “nós somos o trânsito”. Pedestre, ciclista, motociclista e motoristas em geral”, afirma o presidente da Emdurb.

Valdeci Fogaça, presidente da Emdurb (Foto: Leonardo Moreno)

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