MAC completa 80 anos de história com grande desafio
O Marília Atlético Clube (MAC) completa nesta terça-feira (12) 80 anos de fundação, com grande desafio, vencer em campo. Por isso, as comemorações – segundo a diretoria – só estão previstas com gols.
Nesta semana, a previsão é treinos fechados. O técnico Guilherme Alves quer foco total na segunda partida contra o Noroeste, na segunda fase do Paulista A3.
Se perder na partida deste próximo sábado (16), no estádio Alfredo de Castilho, o MAC praticamente dá adeus à competição.
HISTÓRIA
A agremiação esportiva profissional de Marília nasceu com o nome de Esporte Clube Comercial. Ironicamente, a cor predominante do clube era o vermelho (mesma do Noroeste, o principal rival), que também está na bandeira dos município de Marília.
Mas a partir de 11 de julho de 1947, o clube passou a se chamar Marília Atlético Clube. Além do nome, o Tigrão teve sua cor alterada para azul e branco.
O Alviceleste se tornou profissional no ano de 1953 e passou a fazer história no futebol, tanto no cenário estadual quanto no nacional. Chegou a disputar o Paulistão A1 e o Campeonato Brasileiro série B.
Passaram pelo clube grandes nomes do futebol brasileiro, e também ótimos jogadores formados nas categorias de base do clube fizeram história no futebol, chegando a atuarem pela Seleção Brasileira profissional.
Depois de alguns anos entre uma organização amadora e um clube profissional, em 1969, o MAC ingressou – de forma definitiva – ao futebol profissional.
Em 1971, a equipe conseguiu o acesso à elite do futebol paulista, tornando-se a primeira equipe da cidade a disputar a Primeira Divisão.
O Tigrão disputou 25 edições do Campeonato Paulista. Seu melhor resultado entre os gigantes do futebol do Estado foi em 1984, quando foi 8º colocado. Entre as glórias do clube, além de 1971, o MAC também levantou a taça estadual em 2002.
Em 2002, brilhou como vice-campeão na Série C do Campeonato Brasileiro. Foram seis temporadas. Na série B, foi o 4º colocado em 2003, o que fez do clube, neste início de século, um dos maiores destaques do interior Paulista.
Há pelo menos quatro anos, o MAC vive uma revitalização. Infelizmente, o acesso à A2 está demorando, mas as finanças do clube estão sendo saneadas. No ano passado, o clube chegou a disputar a Copa do Brasil.
Em 2022, está na segunda fase do Paulista A3, novamente, numa jornada em busca do acesso.