MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
ter. 12 abr. 2022

MAC completa 80 anos de história com grande desafio

por Marília Notícia

Time se concentra para a partida (Foto: Lucas Daquino)

O Marília Atlético Clube (MAC) completa nesta terça-feira (12) 80 anos de fundação, com grande desafio, vencer em campo. Por isso, as comemorações – segundo a diretoria – só estão previstas com gols.

Nesta semana, a previsão é treinos fechados. O técnico Guilherme Alves quer foco total na segunda partida contra o Noroeste, na segunda fase do Paulista A3.

Se perder na partida deste próximo sábado (16), no estádio Alfredo de Castilho, o MAC praticamente dá adeus à competição.

Jogadores analisam jogada (Foto: Lucas Daquino)

HISTÓRIA

A agremiação esportiva profissional de Marília nasceu com o nome de Esporte Clube Comercial. Ironicamente, a cor predominante do clube era o vermelho (mesma do Noroeste, o principal rival), que também está na bandeira dos município de Marília.

Mas a partir de 11 de julho de 1947, o clube passou a se chamar Marília Atlético Clube. Além do nome, o Tigrão teve sua cor alterada para azul e branco.

O Alviceleste se tornou profissional no ano de 1953 e passou a fazer história no futebol, tanto no cenário estadual quanto no nacional. Chegou a disputar o Paulistão A1 e o Campeonato Brasileiro série B.

Última disputa entre MAC e Noroeste (Foto: Lucas Daquino)

Passaram pelo clube grandes nomes do futebol brasileiro, e também ótimos jogadores formados nas categorias de base do clube fizeram história no futebol, chegando a atuarem pela Seleção Brasileira profissional.

Depois de alguns anos entre uma organização amadora e um clube profissional, em 1969, o MAC ingressou – de forma definitiva – ao futebol profissional.

Em 1971, a equipe conseguiu o acesso à elite do futebol paulista, tornando-se a primeira equipe da cidade a disputar a Primeira Divisão.

MAC de 1971 foi o time campeão do Paulista da Série A-2 (Foto: Divulgação)

O Tigrão disputou 25 edições do Campeonato Paulista. Seu melhor resultado entre os gigantes do futebol do Estado foi em 1984, quando foi 8º colocado. Entre as glórias do clube, além de 1971, o MAC também levantou a taça estadual em 2002.

Em 2002, brilhou como vice-campeão na Série C do Campeonato Brasileiro. Foram seis temporadas. Na série B, foi o 4º colocado em 2003, o que fez do clube, neste início de século, um dos maiores destaques do interior Paulista.

Há pelo menos quatro anos, o MAC vive uma revitalização. Infelizmente, o acesso à A2 está demorando, mas as finanças do clube estão sendo saneadas. No ano passado, o clube chegou a disputar a Copa do Brasil.

Em 2022, está na segunda fase do Paulista A3, novamente, numa jornada em busca do acesso.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Ataque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera Cruz
  • 2
    Enfermeira e marido são presos com medicamento proibido em Marília
  • 3
    Fiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em Marília
  • 4
    Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília

Escolhas do editor

MERCADO LOCAL
Fiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em MaríliaFiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em Marília
Fiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em Marília
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Ataque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera CruzAtaque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera Cruz
Ataque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera Cruz
ENTREVISTA DA SEMANA
‘Transformei dor em combustível’, conta atleta que retomou os movimentos‘Transformei dor em combustível’, conta atleta que retomou os movimentos
‘Transformei dor em combustível’, conta atleta que retomou os movimentos
PODER LEGISLATIVO
Vereadores analisam convênios, créditos e novos programasVereadores analisam convênios, créditos e novos programas
Vereadores analisam convênios, créditos e novos programas

Últimas notícias

Polícia pede apreensão de passaporte de adolescente suspeito de matar cão Orelha
Netanyahu se reúne com Trump para tratar de negociações nucleares com o Irã
Conselho de transição deixa poder no Haiti após pressão dos Estados Unidos
Fiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie