Lupércio se destaca entre as 100 cidades mais eficientes em gestão no país
O município de Lupércio alcançou a 78ª posição no ranking nacional de Eficiência dos Municípios 2024, que analisa a gestão pública. A avaliação divulgada pela Folha do Estado de S.Paulo inclui áreas essenciais como educação, saúde, saneamento e gestão financeira, e coloca a cidade em destaque entre os municípios brasileiros.
Na educação, Lupércio ocupa a 164ª posição no ranking, com indicadores que mostram um bom desempenho. O município tem 98,18% das crianças de quatro e cinco anos matriculadas na escola, e 71,75% das crianças de zero a três anos frequentam creches. Esses números colocam Lupércio acima da média nacional em termos de inclusão infantil no sistema educacional.
O município também obteve desempenho positivo na saúde, onde ficou na 255ª posição do ranking. O município conta com 98% dos domicílios cobertos pela atenção básica e possui 2,41 médicos por 1.000 habitantes, um número acima da média em relação a outras cidades de mesmo porte, o que resta demonstrada boa oferta de serviços de saúde.
Em saneamento, a cidade ocupou a 396ª posição, ao apresentar uma cobertura de água e esgoto de 91%, e a coleta de lixo atinge 97% dos domicílios. Segundo o estudo, esses números indicam avanço, mas também a necessidade de aprimorar ainda mais os serviços.
No quesito gestão financeira, Lupércio está na 1.149ª posição. Em 2022, o município teve uma receita per capita de R$ 7.766 e totalizou mais R$ 30 milhões em receitas, com 91% provenientes de transferências externas, evidenciando a dependência de repasses.
Por fim, as despesas com educação representam 32% do Orçamento, e com saúde, 25%. O Legislativo consome 4% dos recursos. A cidade teve ainda uma redução de 9,17% no número de servidores públicos entre 2015 e 2021.