Liminar prejudica abertura dia 1º, mas lojas têm novo horário na próxima semana
Com a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo e maior liberdade para os horários de funcionamento, o comércio de Marília terá novo turno partir deste fim de semana. Os shoppings terão duas hora a mais de atendimento já neste sábado (1º). O comércio em geral vai ter nova jornada a partir de segunda-feira (3).
A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) estipulou uma semana híbrida sendo que, de 3 a 5 de maio (de segunda a quarta-feira), as lojas abrem das 9h as 18h. Já na quinta e sexta-feira (6 e 7), o funcionamento será das 9h as 20h, visando o Dia das Mães – neste ano celebrado no dia 9 de maio.
SHOPPINGS
O Esmeralda Shopping, de segunda a sábado, vai atender das 10h às 20h (praça de alimentação abre às 11h). Nos sábados, domingos e feriados, as lojas atendem, das 13h às 19h, e os restaurantes, das 11h às 20h.
O Marília Shopping comunicou que irá operar, de segunda a sábado, das 10h às 20h. Nos domingos e feriados, as lojas atendem, das 13h às 19h, e a praça de alimentação, das 11h às 20h.
Exclusivamente neste sábado (1º), o centro de compras deixa facultativo o funcionamento das lojas do comércio varejista. A orientação do shopping é para que trabalhem os proprietários e seus familiares. A praça de alimentação e área de entretenimento atendem normal.
‘NORMALIDADE’
Após o Dia das Mães – depois do Natal, a melhor data do ano para o comércio – os lojistas devem voltar a trabalhar das 9h às 18h. Essa previsão considera a continuidade do atual estágio de abertura no Plano São Paulo.
Mantida a flexibilização, aos sábados, o comércio pretende funcionar, das 9h as 17h. “Isso dará fôlego para o varejo recuperar perdas nas últimas semanas”, acredita o presidente da Acim, Adriano Luiz Martins.
Representante defende que o comércio “volte ao horário antigo, mas com novo comportamento”. O calendário anterior à pandemia trabalhava com expediente convencional das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, com abertura especial nos dois primeiros sábados de cada mês, das 9h às 17h.
Martins quer que o Estado dê a liberdade quanto aos horários, mas que todos combatam a aglomeração. “Esse será o novo comportamento social, mas o horário precisa voltar ao sistema antes da pandemia”, pontua.
DIA DO TRABALHO
A Justiça do Trabalho em Marília concedeu liminar, em ação do Sindicato dos Empregados do Comércio de Marília, e determinou que a Associação Comercial e Industrial de Marília remova do site institucional a publicação que anuncia abertura no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho.
A decisão foi assinada pelo juiz Alexandre Garcia Muller, titular da 1ª Vara do Trabalho de Marília, nesta quinta-feira (29). “É importante consignar que os instrumentos normativos firmados com os sindicatos das respectivas categorias possuem força de Lei, positivadas no ordenamento jurídico, havendo, portanto, de ser cumpridos e respeitados na forma como ajustados”, escreve o juiz.
A Acim foi alvo da ação judicial, movida pelo sindicato dos empregados, em função da publicação do texto “Comércio promove campanha e funciona no feriado do dia 1º”, no site institucional. O material também foi distribuído à imprensa, pela assessoria da entidade.
A entidade, que legalmente representa os trabalhadores, não abre mão do fechamento do comércio no Natal, Ano Novo e no Dia do Trabalho. O fechamento está previsto na Convenção assinada pelas duas categorias (dos empregados e patronal), em outubro do ano passado.
Além de eliminar o texto, pela liminar, a Acim deve ainda fazer uma publicação, no mesmo espaço, que informe sobre o impeditivo à abertura, previsto na Convenção.
Por meio da assessoria de imprensa, a Associação informou que “respeita a decisão judicial e cumprirá na íntegra, orientando os lojistas para que não abram as lojas no próximo sábado, dia 1º de maio”.