Licitação é concluída depois de quase dois anos sem kits escolares
Quase na reta final do ano, a Prefeitura de Marília finalmente concluiu a licitação para compra dos kits escolares destinados aos alunos da rede municipal de ensino. Em 2017 já não houve a distribuição.
O termo de homologação do edital foi publicado no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (31). A modalidade foi registro de preço de dezenas de artigos, o que resultou em mais de 10 vencedores, conforme valores mais baixos ofertados para fornecimento de cada produto.
Nas últimas semanas a administração conclui também a licitação para compra de mochilas e estojos.
Em março deste ano o Marília Notícia denunciou o segundo ano consecutivo sem entrega de kits escolares, problema que afeta principalmente os alunos de baixa renda.
Diversas famílias foram ouvidas pela reportagem em um contexto de crise econômica onde foi necessário gastar com cadernos, lápis e outros produtos.
O último ano em que foram distribuídos materiais escolares nas escolas municipais foi 2016. Na ocasião, 18 mil crianças teriam sido beneficiadas, de acordo com as informações oficiais.
Em 2018 famílias e entidades fizeram mutirões para arrecadar os produtos e distribuir para alunos mais carentes.
Especialistas também afirmam que a entrega de materiais padronizados tem um efeito atenuante para diferenças socioeconômicas dentro das escolas. A ideia é que nenhuma criança se sinta diferente por não ter materiais ou tê-los em qualidade inferior aos demais alunos.
Em março, a dona de casa Kátia Regina Tigre contou para a reportagem que foram gastos cerca de R$ 180 com os dois netos, de dois e sete anos, que estudam na Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Flauta Mágica e na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Chico Xavier.
Esse valor deu para comprar somente metade da lista de materiais. “É um dinheiro que faz falta para minha filha. O kit escolar ajuda muito”, disse na ocasião.