Levantamento indica recuo da dengue, mas Marília ainda corre risco de surto
A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) voltou a classificar Marília em “risco de surto de dengue” no segundo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) publicado neste ano.
Realizado durante o mês de abril, mas divulgado há poucos dias, a cidade apresentou Índice de Breteau (IB) no valor de 4,9 – cerca de 29% abaixo da última medição de janeiro, quando foi constatado 6,9. O indicador diz respeito ao número de larvas do Aedes encontradas nos imóveis vistoriados.
Já o Índice de Infestação Predial (IIP), que mede a relação em porcentagem entre o número do tipo de recipiente positivo e o número de recipientes positivos pesquisados, ficou em 4,9. No estudo realizado em janeiro, esse número era ainda maior – 5,5.
O Ministério da Saúde, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias”. De 1% a 3,9% é considerada “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.
MORTES
Apesar da leve queda indicada na medição mais atual, a cidade ainda apresenta números altos de confirmações e, inclusive, confirmou as duas primeiras mortes em decorrência da doença.
No último dia 18 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou os dois primeiros óbitos por dengue em Marília em 2023.
O primeiro óbito é de uma criança de seis anos, do sexo masculino, sindrômica e portadora de insuficiência renal crônica. O menino teve início dos sintomas no dia 20 de fevereiro. Como fazia acompanhamento em Botucatu por conta das síndromes, ficou hospitalizado no Hospital das Clínicas daquela cidade, onde morreu no dia 25 de março.
O segundo óbito é de um homem de 58 anos, portador de doença cardiovascular crônica, diabetes e doença autoimune. Ele teve início dos sintomas no dia 6 de abril e permaneceu internado no Hospital Beneficente Unimar. A morte foi registrada no dia 18 do mesmo mês.
De acordo com o boletim de agravos da Semana Epidemiológica 19 (de 7 a 13 de maio), o município de Marília conta com 1.226 casos confirmados de dengue.