MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 25 maio. 2023
ÍNDICE BRETEAU

Levantamento indica recuo da dengue, mas Marília ainda corre risco de surto

Indicador da Sucen diz respeito ao número de larvas do Aedes aegypti encontradas nos imóveis vistoriados.
por Samantha Ciuffa
(Reprodução: Divulgação)

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) voltou a classificar Marília em “risco de surto de dengue” no segundo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) publicado neste ano.

Realizado durante o mês de abril, mas divulgado há poucos dias, a cidade apresentou Índice de Breteau (IB) no valor de 4,9 – cerca de 29% abaixo da última medição de janeiro, quando foi constatado 6,9. O indicador diz respeito ao número de larvas do Aedes encontradas nos imóveis vistoriados.

Já o Índice de Infestação Predial (IIP), que mede a relação em porcentagem entre o número do tipo de recipiente positivo e o número de recipientes positivos pesquisados, ficou em 4,9. No estudo realizado em janeiro, esse número era ainda maior – 5,5.

O Ministério da Saúde, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias”. De 1% a 3,9% é considerada “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.

MORTES

Apesar da leve queda indicada na medição mais atual, a cidade ainda apresenta números altos de confirmações e, inclusive, confirmou as duas primeiras mortes em decorrência da doença.

No último dia 18 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou os dois primeiros óbitos por dengue em Marília em 2023.

O primeiro óbito é de uma criança de seis anos, do sexo masculino, sindrômica e portadora de insuficiência renal crônica. O menino teve início dos sintomas no dia 20 de fevereiro. Como fazia acompanhamento em Botucatu por conta das síndromes, ficou hospitalizado no Hospital das Clínicas daquela cidade, onde morreu no dia 25 de março.

O segundo óbito é de um homem de 58 anos, portador de doença cardiovascular crônica, diabetes e doença autoimune. Ele teve início dos sintomas no dia 6 de abril e permaneceu internado no Hospital Beneficente Unimar. A morte foi registrada no dia 18 do mesmo mês.

De acordo com o boletim de agravos da Semana Epidemiológica 19 (de 7 a 13 de maio), o município de Marília conta com 1.226 casos confirmados de dengue.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 2
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 3
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 4
    Jovem reage com cotovelada em policial, tenta pegar arma, mas acaba detido com droga

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie