Leonardo DiCaprio vence o Oscar de melhor ator
As atenções se voltaram nesse domingo (28), na cerimônia de entrega do Oscar, realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos, para o prêmio de melhor ator, que finalmente fez justiça a Leonardo Di Caprio, após quatro indicações frustradas. O ator foi laureado por seu trabalho em O Regresso, em que incorpora o explorador vingativo Hugh Glass.
O filme brasileiro O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu, perdeu na categoria animação, para Divertida mente, produzido pela Pixar Animation Studios e dirigido por Pete Docter.
Ao receber a premiação, Di Caprio deu um tom ambientalista ao seu discurso. “A mudança climática é real. Isso está acontecendo agora. Esta é a ameaça mais urgente para toda a nossa espécie”, disse. “Precisamos apoiar os líderes de todo o mundo que falam para os povos indígenas, para a humanidade, as vozes que foram abafadas pela política de ganância”, completou.
O Regresso também rendeu o prêmio de melhor diretor a Alejandro González, que recebeu seu segundo Oscar, e o de melhor fotografia a Emanual Lubezki, único na história da premiação a receber a estatueta por três anos consecutivos.
O título de melhor filme ficou para Spotlight – segredos revelados, de Tom McCarthy. também foi considerado o melhor roteiro original. “Este filme deu voz aos sobreviventes”, disse o produtor Michael Sugar, ao comentar a denúncia feita pelo filme que conta a história de um grupo de jornalistas, em Boston, que consegue levantar documentos comprovando a prática de pedofilia praticada por padres católicos. “Esse filme amplifica essa voz que, esperamos, venha a se tornar um coro que vai ressoar por todo o caminho até o Vaticano”, acrescentou.
Ennio Morricone, o lendário compositor de trilhas sonoras de filmes como O Bom, o Mau e o Feio eOs Intocáveis, finalmente ganhou um Oscar, seu primeiro em seis indicações. Aos 87 anos, Morricone se tornou o mais idoso vencedor na história do Oscar, pela trilha do filme Os 8 Odiados, de Quentin Tarantino.
Indicada pela primeira vez, Brie Larson levou a estatueta de melhor atriz por O Quarto de Jack. A sueca Alicia Vikander foi melhor atriz coadjuvante por A Garota Dinamarquesa. Mark Rylance foi melhor coadjuvante por Ponte dos Espiões.
Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller, foi o mais contemplado, com seis prêmios: mixagem de som, edição de som, montagem, cabelo e maquiagem, design de produção e figurino.
Veja abaixo a lista completa com os vencedores:
FILME
“Spotlight: Segredos revelados”
ATOR
Leonardo DiCaprio, “O regresso”
ATRIZ
Brie Larson, “O quarto de Jack”
DIRETOR
“O regresso”, Alejandro G. Iñárritu
ATRIZ COADJUVANTE
Alicia Vikander, “A garota dinamarquesa”
ATOR COADJUVANTE
Mark Rylance, “Ponte dos espiões”
FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
“O filho de Saul” (Hungria)
ANIMAÇÃO
“Divertida mente”, Pete Docter e Jonas Rivera
ROTEIRO ORIGINAL
“Spotlight”, Josh Singer e Tom McCarthy
ROTEIRO ADAPTADO
“A grande aposta”, Charles Randolph e Adam McKay
DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM
“Amy”, Asif Kapadia e James Gay-Rees
CANÇÃO ORIGINAL
“Writing’s On The Wall”, de “Spectre”, música e letra por Jimmy Napes e Sam Smith
TRILHA SONORA ORIGINAL
“Os oito odiados”, Ennio Morricone
FIGURINO
“O regresso”, Jacqueline West
MAQUIAGEM E CABELO
“Mad Max: Estrada da Fúria, Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin
DIREÇÃO DE ARTE
“Mad Max: Estrada da Fúria”
FOTOGRAFIA
“O regresso”, Emmanuel Lubezki
MONTAGEM
“Mad Max: Estrada da Fúria”, Margaret Sixel
EDIÇÃO DE SOM
“Mad Max: Estrada da Fúria”, Mark Mangini e David White
EFEITOS VISUAIS
“Ex-Machina”
CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“Bear Story”, Gabriel Osorio e Pato Escala