Leitos SUS para Covid têm ocupação abaixo de 50%
A ocupação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19, ficou pela primeira vez em quase um ano abaixo de 50%. A marca foi comemorada pelo secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Junior.
“Um dia aguardado com expectativa há muito tempo”, afirmou Cassinho, como é conhecido o chefe da pasta. “Foram dias e noites de grande preocupação e trabalho intenso das equipes da atenção primária, das vigilâncias e das urgências, para voltar a este nível da taxa de ocupação”.
Apesar da boa notícia, o secretário alerta que “a batalha ainda não terminou”. De acordo com ele, “a população precisa entender e continuar contribuindo com as medidas de proteção, usando máscaras, evitando aglomeração e promovendo distanciamento”.
“Só assim poderemos realmente ficar tranquilos. Enquanto isso, continuaremos fazendo a nossa parte, enfrentando os muitos desafios que a saúde pública nos impõem. Parabenizo e agradeço todos profissionais da saúde, pública e privada, pela coragem e determinação que juntos possibilitaram chegar hoje com os três indicadores de ocupação dos leitos públicos, na faixa verde”, completou Cassinho.