Concurso INSS: calendário prevê provas em até quatro meses após o edital
No dia 19, o Instituto Nacional de Previdência Social solicitou ao Ministério da Economia um novo concurso do INSS. A solicitação, atualizada neste ano, visa o preenchimento de 7.830 vagas em cargos de nível médio e universitário, inclusive com vagas para Marília e região.
O documento enviado ao Ministério também inclui o cronograma para o processo seletivo, caso aprovado. De acordo com a carta, o primeiro passo imediatamente após a confirmação será a definição da oferta de vagas, a ser feita em três dias.
Vale lembrar que o Ministério da Economia pode aprovar um valor diferente do solicitado. Após esta fase, o cronograma do INSS prevê a elaboração do edital, que conterá, assim, as informações essenciais para a elaboração do concurso.
O prazo para a conclusão do projeto base – conforme o edital – é oito dias. O Estado reserva então até 23 dias para selecionar e nomear a banca organizadora.
O INSS então aloca cinco dias para concluir a elaboração do edital e publicá-lo no Diário Oficial com quatro meses de antecedência para o exame. O Instituto pretende aceitar inscrições por um mês.
A diferença entre esta solicitação e a enviada em 2021 é o número de vagas, 255 a mais que no ano passado.
Além disso, essas 255 vagas estão concentradas na faixa intermediária com 80 oportunidades para o cargo de Técnico Previdenciário e 175 para Analista Previdenciário.
Os cargos de nível médio do INSS é normalmente uma função generalista, que nos últimos anos tem sido inclusive alvo de protestos das categorias após a publicação de regulamentos que permitiriam cargos neste para terceirizar o setor.
Assim, se o concurso do INSS for aprovado, tudo indica que a seleção incluirá pelo menos 255 vagas para cargos técnicos, para as quais apenas diploma de ensino médio ou superior é exigido, sem que certos cursos sejam obrigatórios.
Confira as demais vagas solicitadas pelo INSS
- Técnico de Previdência Social – R$ 5.186,79
Áreas: Análise Reconhecimento da Lei RGPS (2.938 vagas), Combate à fraude (734) , Serviço de apoio ao reconhecimento de leis (216), Serviço de atendimento a demandas judiciais (40) , Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise do Reconhecimento de Leis RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
- Analista Previdenciário – R$7.659,87
Áreas: Serviço Social (463 vagas), reabilitação profissional (702) e recomposição de aposentados até 2023 (406 vagas).
** Mais informações sobre concursos públicos e editais podem ser obtidas pelo site www.masterconcursos.com.br.