Lei transforma Hospital das Clínicas em autarquia
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) se tornou oficialmente uma autarquia. O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 6, a lei que promoveu a alteração e que em tese assegura maior autonomia ao complexo hospitalar em termos administrativos, patrimoniais e financeiros.
A nova legislação vincula o HC à Secretaria da Saúde e permite que a unidade passe a receber recursos diretamente do Tesouro do Estado. As mudanças também abrangem a reformulação de quadro de pessoal, com a criação de 492 cargos públicos. Os profissionais serão admitidos mediante concurso público para atuar em diversas áreas, que abrangem a Superintendência e diretores, supervisores e assistentes técnicos.
A Secretaria da Saúde já repassa mensalmente R$ 3,6 milhões para a Famema por meio de convênio e poderá injetar mais recursos na unidade a partir da autarquização. O complexo hospitalar é referência em assistência de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as 62 cidades que compõem a região de Marília.
Apesar da mudança ser comemorada por muitos, os estudantes da Faculdade de Medicina não estão muito satisfeitos. “Recentemente, sofremos um corte de verba de 25% destinado à Faculdade. Tal redução no repasse de verbas, além de atingir os estudantes, afeta diretamente os trabalhadores do complexo Famema e, principalmente, os usuários que dependem dos serviços públicos oferecidos pelo hospital”, disse em nota o Diretório Acadêmico (DA) dos estudantes, no último dia 29 de abril.