Laudo confirma morte de criança por febre maculosa
A Prefeitura de Ipaussu confirmou, nesta terça-feira (18) que a morte de Haroldo Fernandes Marcondes Baloeiro, de oito anos, foi por febre maculosa. Os resultados dos exames foram divulgados pelo Instituto Adolf Lutz.
Haroldo morreu em 24 de janeiro após ficar internado na UTI da Santa Casa de Ourinhos com suspeita de febre maculosa. O garoto era morador de Ipaussu (distante 122 quilômetros de Marília).
Em breve, a prefeitura fará o manejo dos animais, junto com um mapeamento completo dos bandos que ficam em torno do lago municipal, para que o exame de sorologia possa ser feito e confirmar se há algum animal doente.
Além disso, está prevista a identificação de cada animal por meio de microchipagem, para tomar futuras decisões sobre o que fazer com as capivaras.
Outra suspeita
Um menino identificado como João Gabriel Nunes Martins, de 10 anos, morreu no dia 20 de janeiro, na Santa Casa de Ipaussu com suspeita de febre maculosa. Esse caso ainda aguarda o resultado do laudo.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Polícia Civil pelo próprio hospital. A morte foi confirmada duas horas depois que ele chegou na Santa Casa.
O caso foi registrado como morte indeterminada, mas a suspeita da febre maculosa é porque o menino costumava brincar em um parque que tem capivaras, animal hospedeiro do carrapato estrela, que transmite a doença.