Lançamentos de imóveis de alto padrão têm alta de 235% no país
Uma recente pesquisa do setor imobiliário constatou uma nova tendência do mercado imobiliário brasileiro, o aumento expressivo da oferta de empreendimentos de médio, alto e altíssimo padrão. A prova disso é o salto no número de imóveis do segmento luxo lançados já no primeiro trimestre de 2022 (26.493 unidades), o que representa uma elevação de 235,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Um aquecimento do mercado que contribuiu para uma alta de 250,5% no acumulado dos últimos 12 meses (67.299 unidades), entre março de 2021 a março deste ano.
Os dados são da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), com 18 empresas associadas à entidade. A associação quer, apontar para uma tendência do mercado que está buscando atender a um público seleto e crescente de pessoas que buscam uma nova proposta de “morar bem”, despertada após as mudanças de comportamento e valorização da vida provocados pela pandemia da Covid-19.
MORAR BEM
Antes da pandemia, o conceito de “morar bem” estava mais ligado a tamanhos de área ou localizações privilegiadas, mas o comprador ou investidor de alto padrão mudou de conceito, pois descobriu o quanto é importante morar e viver bem, com qualidade de vida.
Agora o desejo é outro. As pessoas sentem a necessidade de ambientes complementares e de fácil acesso, com mais espaço para home office ou trabalho híbrido, com mais lazer ao lado, com mais benefícios e serviços agregados e, no caso do público de maior poder aquisitivo ou renda, também em boa localização e tamanhos maiores, mas com a garantia de que terá maior conforto, segurança, tecnologia e sofisticação. E é exatamente esta a proposta dos novos empreendimentos de alto padrão que estão surgindo no mercado em todo o país e também em Marília.
Os clientes de alto poder aquisitivo não são influenciados pelos fatores econômicos e isso explica o crescimento e a valorização dos imóveis de alto padrão, mesmo com a desaceleração econômica, que freou a oferta e procura por imóveis populares. É diante deste cenário, que as construtoras e incorporadoras estão inovando e criaram produtos com soluções surpreendentes para atender a demanda de um público cada vez mais exigente.
BAIRROS NOBRES
Os lançamentos de alto padrão seguem uma tendência de ocorrer em bairros nobres consolidados, transformando a paisagem de velhas mansões por grandes edifícios de alto luxo e alta tecnologia.
Como no Rio de Janeiro, no Leblon, bairro rico e boêmio da zona Sul, que acaba de ganhar o lançamento de um dos projetos mais luxuosos da capital carioca, o Tom Delfim Moreira, realizado pela Gafisa, com m² vendido a R$ 100 mil. Onde havia uma mansão da década de 30 agora está ganhando apartamentos luxuosos.
Em São Paulo, os lançamentos de alto padrão estão ocorrendo nos bairros mais nobres da cidade, como Jardins, Pacaembu, Higienópolis, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Pinheiros, entre outros. Um exemplo de como este nicho está aquecido é a chegada das grandes grifes ou marcas ao mercado imobiliário nacional.
A Cyrela em parceria com a Levvi, duas grandes incorporadoras brasileiras, se uniram à Casa Versace, de alta costura, para lançar o Milano Lifestyle by Versace Home em Moema. O Villa Residence da Versace oferece unidades de 149 a 221 m², com até três suítes com duas ou quatro vagas de garagem em ambiente superluxuoso.
Em Marília, os lançamentos de empreendimentos de alto padrão também estão em franco crescimento, para poder atender esta nova tendência de moradia. Os bairros que mais têm recebido investimentos desta natureza é a região dos bairros Jardins e Senador Salgado Filho, com acesso pela rua Sete de Setembro.