MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
qui. 20 jun. 2024
ELEIÇÕES

Kleber Rosa (PSOL) critica candidato de Lula em Salvador em sabatina e vê erros do PT

Pré-candidato minimiza inexperiência do PSOL, aponta falha petista na segurança pública da Bahia e defende tarifa zero no transporte.
por Folhapress

O pré-candidato à Prefeitura de Salvador Kleber Rosa (PSOL) minimizou o histórico de pressões e desavenças do partido à frente de prefeituras. Durante sabatina da Folha de S.Paulo e do UOL, ele afirmou nesta quinta-feira (20) que a sigla não é fisiológica, mas ideológica, e que “ideias são inegociáveis”.

“Acho que existem limites e isso tem a ver em algumas situações com as dificuldades que se encontra para gerenciar os municípios. Isso expõe, em alguma medida, as diferenças de leitura de como essas gestões podem acontecer. O PSOL tem uma experiência pequena em gestões municipais. [O caso de] Belém expressa alguns problemas e dificuldades, mas [o prefeito Edmilson Rodrigues] segue na luta pela sua reeleição na condução do município”, disse Rosa.

Ele também apontou problemas na condução da segurança pública sob os governos do PT na Bahia. Salvador é a capital brasileira com a maior taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes (66,4), segundo o Atlas da Violência.

“Os governos sucessivos do PT não demonstraram nenhum interesse em fazer um giro na política de segurança pública e ignoraram clamor do movimento negro, do movimento popular, sobre o modus operandi das polícias Civil e Militar”, disse o pré-candidato do PSOL.

Rosa ainda teceu críticas ao pré-candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB), apoiado em Salvador pelo PT e pelo presidente Lula. “Uma figura que é associada ao campo da direita e que esteve na gestão carlista por 10 dos 12 anos, foi operador da própria gestão do ACM [Neto] em Salvador e tem uma imagem recentemente vinculada a uma relação com a família Bolsonaro”, disse.

Atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior já foi aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), principal apoiador do atual prefeito e candidato à reeleição Bruno Reis (União Brasil). Quando rompeu com o grupo político de ACM Neto em 2022, Geraldo era presidente da Câmara Municipal de Salvador. Ele foi indicado pelo MDB como vice na chapa vitoriosa de Jerônimo Rodrigues (PT).

O pré-candidato do PSOL diz acreditar que a escolha do PT de apoiar Geraldo Júnior pode ajudar a sua candidatura a ganhar mais espaço na cidade. “Acho que essa escolha que o PT fez abre um espaço do PSOL se apresentar melhor para o povo.”

A entrevista foi conduzida por Diego Sarza, com participação dos repórteres André Santana, do UOL, e João Pedro Pitombo, correspondente da Folha de S.Paulo em Salvador.

Kleber Rosa é cientista social, mestre em educação de jovens e adultos e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia. Foi candidato ao governo baiano em 2022.

Além dele, outros dois postulantes foram convidados. Nesta sexta-feira (21), no mesmo horário, será a vez do prefeito Bruno Reis (União Brasil). O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) também foi convidado, mas não confirmou participação.

Além disso, Folha de S.Paulo e UOL promoverão debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. O encontro no primeiro turno será em 30 de setembro, às 10h. Caso haja segundo turno, haverá outro em 21 de outubro, também às 10h.

***

POR JOSÉ MATHEUS SANTOS

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie