Kervin Zorzela supera previsões médicas e hoje é recordista nacional
A vida de um atleta é centrada em desafios, na superação dos limites do corpo e no destino. Para Kervin Zorzela, um jovem de 19 anos de Marília que enfrentou 26 cirurgias para corrigir os pés na infância, o destino uniu suas forças.
Com o apoio da família, ele se tornou um atleta paralímpico com recordes nacionais e mundiais. Hoje ocupa o 1º lugar no ranking brasileiro dos 100m rasos, dos 200m rasos e no salto em distância e detém uma marca paralímpica mundial para a classe T-43.
Kervin Zorzela relembra que, ao nascer, seus pais perceberam algo diferente em seus pés. Ele foi diagnosticado com tálus vertical, uma condição rara que ocorre nos pés de recém-nascidos e é uma das principais causas de pé chato em crianças pequenas, podendo afetar um ou ambos os pés.
Embora não cause dores nas crianças pequenas, a falta de tratamento pode resultar em complicações e desconfortos à medida que a criança cresce. Nos seus primeiros meses de vida, Zorzela teve que ficar com as pernas imobilizadas por gesso como forma de tratamento.
CIRURGIAS
Até os 14 anos de idade, quando recebeu alta médica, ele passou por 26 cirurgias e recebeu um prognóstico de que dificilmente conseguiria andar. No entanto, o esporte estava em seu destino.
Aos poucos, ele começou a treinar futebol e, após dois anos, foi convidado pelo treinador Alecsandro Ramos, conhecido como Lecão, para uma experiência no atletismo. “O Lecão me convidou para correr no atletismo porque ele disse que eu corria bem. Depois, eu fui para o paralímpico”, relembra o atleta.
Em 2022, Kervin Zorzela participou de um teste no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em São Paulo. Aprovado, ele correu a modalidade de 100 metros em sua primeira competição, a Paralimpíada Escolar, onde quebrou o recorde nacional e mundial de uma só vez.
O recorde anterior era de 12,22 segundos, e Kervin estabeleceu a marca de 12 segundos. Ele também é recordista no salto em distância no atletismo paralímpico. “São dois anos mantendo esses recordes e espero superá-los em breve,” comenta Kervin.
INCENTIVO
Assim como muitos atletas e paratletas brasileiros, Kervin Zorzela enfrenta dificuldades para financiar sua carreira no esporte. Atualmente, ele conta com o patrocínio da Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, além do apoio do Governo Federal, através do programa Bolsa Atleta, e da Universidade de Marília (Unimar), onde estuda.
“Nós precisamos competir constantemente, pois, se não o fizermos, não ficaremos ranqueados. A ajuda de empresas como a Vitta me proporciona a oportunidade de realizar meu sonho olímpico,” destaca Kervin.
“O apoio ao Kervin Zorzela é uma extensão natural do nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento pessoal. Acreditamos no poder dos sonhos e no potencial de cada indivíduo para superar desafios. Ver Kervin quebrar barreiras e alcançar recordes é uma inspiração para todos nós na Vitta”, mostra o diretor da Vitta Residencial em Marília, André Girelli.
VITTA RESIDENCIAL
A construtora começou suas atividades em Ribeirão Preto, em 2010. Ao longo destes 13 anos, conseguiu desenvolver um portfolio diversificado e de alta performance e já mudou a vida de milhares de famílias.
Até aqui já foram entregues mais de 21 mil unidades e mais de 35 mil unidades lançadas, num total de 125 empreendimentos, sendo que 70 deles já foram entregues.
Atualmente, tem sedes em 21 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Mais informações: https://vittaresidencial.com.br.