MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qua. 08 maio. 2024
POLÍTICA

Justiça rejeita recurso da ex-prefeita de Vera Cruz e mantém sentença

Recurso de embargos, imediato após sentença, já é esperado na maioria dos processos.
por Carlos Rodrigues

A Justiça de Marília rejeitou, em decisão assinada nesta segunda-feira (6), o recurso da ex-prefeita de Vera Cruz, Renata Zompero Dias Devito. No mês passado, a ex-chefe do Executivo foi condenada por improbidade administrativa por manter no cargo – e promover – um assessor direto sentenciado por desvios e danos os cofres públicos.

No despacho, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, recebeu o recurso de embargos declaratórios dentro do prazo, mas rejeitou o pedido.

Para o magistrado, a sentença que condenou a ex-prefeita não teve obscuridade, ambiguidade ou contradição para ser sanada. “Deverá permanecer tal como proferida, salvo se eventualmente reformada pelas Superiores Instâncias, através das vias recursais apropriadas”, escreveu.

Esse tipo de recurso, imediato após sentença, já é esperado na maioria dos processos. Com isso, os réus cumprem formalidade para a sequência do rito de defesa [novos recursos] ou pelo menos ganhem tempo no processo.

DANO AO ERÁRIO

A ex-prefeita nomeou e manteve em diversos cargos Marcos Antônio Eduardo, mesmo depois de ele ter sido sentenciado – em outro processo – por irregularidades cometidas na função pública.

Renata foi notificada pessoalmente em 1º de novembro de 2017 sobre as penalidades impostas ao seu assessor, que ocupava o cargo de diretor de saúde.

Mas, em vez de exonerar Eduardo, a prefeita o manteve no cargo até 1º de novembro do ano seguinte, quando foi nomeado como chefe de Gabinete. Já em janeiro de 2019, o assessor condenado por improbidade virou secretário municipal de Gestão Fiscal e Planejamento, cargo que ocupou até sua exoneração em 9 de outubro de 2020, já no final da administração de Renata Devito.

Além de ser condenada por improbidade, a ex-prefeita foi condenada ao ressarcimento de valores aos cofres públicos e à perda dos direitos políticos por oito anos. A sentença incluiu também Eduardo, que deu causa à irregularidade.

A dupla terá que ressarcir os cofres públicos na proporção dos salários recebidos indevidamente. A ação ainda comporta recurso, que deve chegar agora – após rejeição de embargos – ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morre educador e ex-vereador Agenor Perineti, aos 79 anos, em Marília
  • 2
    Acusado de invadir residência, agredir morador e roubar carro é preso pela PM
  • 3
    Homem de 28 anos tenta contra a própria vida e morre na zona sul de Marília
  • 4
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Escolhas do editor

CLIMA
Chuvas perdem força em Marília e semana deve ter volumes menoresChuvas perdem força em Marília e semana deve ter volumes menores
Chuvas perdem força em Marília e semana deve ter volumes menores
DEMOGRAFIA MÉDICA
Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantesRegião de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes
Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes
Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividadesSuper Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades
Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades
ADMINISTRAÇÃO
Vinicius propõe elevar multa e retirar posse sobre animal soltoVinicius propõe elevar multa e retirar posse sobre animal solto
Vinicius propõe elevar multa e retirar posse sobre animal solto

Últimas notícias

PAT Marília oferece vagas em diversas áreas com salários de até R$ 5 mil
Chuvas perdem força em Marília e semana deve ter volumes menores
Homem de 28 anos tenta contra a própria vida e morre na zona sul de Marília
Encanador é preso em flagrante por violência contra esposa e a própria mãe no Nova Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie