MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qua. 02 out. 2024
JUSTIÇA

Justiça mantém prisão preventiva de Ceará, acusado de esfaquear e matar cabeleireira

Defesa tenta provar 'destempero' e violência da vítima, Adriana, para tentar absolver Ceará.
por Carlos Rodrigues
Ceará vai continuar preso, decide a Justiça de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A Justiça de Marília negou pedido da defesa para revogar a prisão preventiva de Francisco Alexandre da Silva de 55 anos, mais conhecido como “Ceará”, acusado de matar com golpes de faca a cabeleireira Adriana Penha Gonzaga, de 49 anos. O crime aconteceu no final de março em um apartamento da zona oeste da cidade.

O advogado que representa o réu havia solicitado a substituição da prisão por medidas cautelares, alegando cerceamento de defesa, devido ao indeferimento de requerimentos anteriores.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) se manifestou de forma contrária ao pedido da defesa, destacando a gravidade do crime e a necessidade de “garantir a ordem pública” e a integridade das testemunhas.

Francisco é acusado de homicídio qualificado por motivo fútil, utilizando recurso que dificultou a defesa da vítima, com agravantes relacionados ao gênero da vítima (feminicídio), no contexto de violência doméstica.

A defesa do acusado alega que a rejeição de provas, como gravações do local do crime e depoimentos de testemunhas, teriam causado nulidade processual. No entanto, o juiz negou o pedido, já que as testemunhas pretendidas não presenciaram o crime ou já foram ouvidas.

O magistrado também destacou que, apesar de o acusado ser réu primário e de a instrução estar encerrada na primeira fase, o processo de crimes contra a vida prevê uma nova fase de julgamento no Tribunal do Júri, onde as testemunhas serão novamente ouvidas e o réu interrogado.

A decisão ainda pontuou que várias testemunhas pediram para depor sem a presença de Ceará, evidenciando o temor em relação ao acusado, o que justificou a manutenção da prisão preventiva para garantir a ordem pública e o andamento do processo.

Francisco Alexandre da Silva permanece preso até a conclusão. Defesa e Ministério Público têm cinco dias para apresentar argumentos finais, antes da sentença que poderá absolver o réu ou pronunciá-lo a júri popular.

Defesa tenta provar ‘destempero’ e violência da vítima, Adriana, para tentar reduzir pena (Foto: Redes Sociais)

CRIME

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) denunciou o tapeceiro pela morte de Adriana por motivo banal. Foram vários golpes de faca, após um desentendimento por causa de um estofado. O crime aconteceu na madrugada de um domingo de Páscoa, na Vila Operária da Alimentação I (zona oeste).

De acordo com o promotor de Justiça Rafael Abujamra, Ceará também empregou recurso que dificultou a defesa da vítima, em situação de violência doméstica e familiar.

“Após banal discussão, impelido por fútil sentimento e em reação absolutamente desproporcional a causa, Francisco subjugou Adriana, levando-a ao solo. Na sequência, empregando recurso que dificultou a defesa dela, pois à sua mercê, munido da faca, desferiu-lhe golpes, atingindo-a, por diversas vezes no tórax, abdômen, costas, braços e pernas, ignorando os gritos de socorro da vítima e para que cessasse a violência”, afirma o promotor na denúncia.

Ele foi preso em flagrante na região oeste do Paraná, quando fugia para o Paraguai, com o carro da vítima. A polícia conseguiu monitorar o tapeceiro por meio das câmeras das praças de pedágio por onde ele passou.

Ceará foi preso em flagrante pela PRF no Paraná, durante fuga (Foto: Divulgação)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie