MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
dom. 03 abr. 2022

Justiça condena religiosos por vídeo de suposta traição

por Marcelo Moriyama

Foram condenados em segunda instância um pastor e um presbítero de Pompeia (distante cerca de 30 quilômetros de Marília) a pagar uma indenização de R$ 40 mil por danos morais a uma mulher, ex-membro da congregação, por ter sofrido a exposição nas redes sociais.

Os dois foram condenados por gravar um vídeo da mulher, que aparece em momento íntimo com um homem. Os religiosos acreditavam que estavam denunciando uma traição conjugal, o que seria considerado falta gravíssima dentro da comunidade religiosa.

A 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu na última segunda-feira (28) manter a sentença do juiz Rodrigo Martins Marques, da 1ª Vara de Pompeia, que condenou o pastor e o presbítero a o pagamento de indenização. A vítima e o ex-marido eram membros da igreja em que os condenados atuavam.

O pastor e o presbítero teriam visto a mulher com outro homem e julgaram que ela estava traindo o marido, sem saber que o casal já tinha se separado. Eles resolveram segui-la, invadiram a residência em que ela estava com o namorado e os filmaram. Os réus enviaram o vídeo para o ex-marido e para um grupo nas redes sociais.

No processo, o relator – desembargador Álvaro Passos – ressaltou que o estado civil da vítima é irrelevante para a solução do caso, assim como o fato de os envolvidos frequentarem igreja onde a infidelidade é considerada falta grave.

“A atitude ilícita dos demandados é certa e confessa, sendo certo que eventual traição ao ex-cônjuge da requerente figura como aspecto que somente dizia respeito aos emocionalmente envolvidos e jamais legitimam a sua exposição”, escreve. “Neste pleito deve ser analisada a legislação nacional, que deve ser seguida por todos, independentemente da religião ou crença adotada. Afinal, conceitos religiosos são irrelevantes na aplicação da lei em processos judiciais como o presente”, completa.

O magistrado ressalta que o compartilhamento na internet de conteúdo desta natureza gera imediato efeito cascata, o que torna a remoção praticamente impossível. “Consequentemente, como os requeridos efetivamente adotaram a conduta ilícita, invadindo e expondo a intimidade da autora, têm de reparar os prejuízos causados, compensando monetariamente o agravo perpetrado, a teor do art. 927 do Código Civil”, conclui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 2
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 3
    Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
  • 4
    Descarga elétrica mata empresário de 34 anos durante serviço em Bastos

Escolhas do editor

ÓBITO
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressãoIdoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
ALFABETIZA JUNTOS SP
Marília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no SarespMarília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no Saresp
Marília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no Saresp
RECICLAGEM
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagemMarília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas

Últimas notícias

Gilmar anula quebra de sigilo que liga fundo a empresa de Dias Toffoli
Unicef alerta para prejuízos da falta de acesso à água nas escolas
De cada 10 serviços digitais, 8 não checam idade na criação de conta de usuários
Projeto de Marília é habilitado em programa estadual para difusão da cultura

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie