MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qua. 18 jun. 2025
REEMBOLSO

Empresa é condenada por cancelar maratona em Marília

Decisão reconheceu a violação dos direitos do consumidor e a prática abusiva da empresa.
por Alcyr Netto

A Justiça de Marília condenou a empresa Magna Run a devolver o valor da inscrição a um advogado que, segundo o processo, não conseguiu participar da 1ª Maratona de Marília após o cancelamento do evento dias antes da prova. A sentença apontou violação dos direitos do consumidor e classificou a conduta da organizadora como prática abusiva.

De acordo com os autos, o advogado, praticante assíduo de corrida de rua, realizou sua inscrição em 9 de março de 2025, pagando R$ 184,60 para correr pela categoria de 21 quilômetros (meia maratona). A organização havia divulgado o evento desde abril de 2024 e o marcou inicialmente para 23 de março de 2025, com a promessa de um percurso desafiador na cidade.

Conforme o relato do autor, a Magna Run anunciou o adiamento da prova em 18 de março, apenas cinco dias antes da data prevista. A empresa justificou a mudança com a necessidade de alterar o trajeto. Horas depois, informou nova data: 10 de agosto. As alterações causaram, segundo o advogado, insegurança entre os inscritos.

O corredor alegou ter treinado intensamente durante quatro meses e disse que não poderia participar nas datas sugeridas. Solicitou o reembolso diretamente à organizadora, mas, segundo afirmou no processo, não obteve resposta.

A ação relata que a Magna Run descartou a devolução dos valores, oferecendo como alternativa a participação em outra edição ou em eventos futuros. O autor considerou a proposta inadequada e recorreu ao Juizado Especial Cível de Marília, onde sustentou que a relação era regida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Na argumentação, ele destacou que o cancelamento unilateral da maratona, sem opção de reembolso, infringia o artigo 20, inciso II, do CDC. Também afirmou que a negativa da empresa desrespeitava os princípios da boa-fé e do equilíbrio contratual.

O autor solicitou audiência de conciliação, realizada em 8 de maio de 2025. A Justiça havia expedido a citação à empresa em 8 de abril. A Magna Run, no entanto, não compareceu. Com base na ausência, o juiz aceitou como verdadeiros os argumentos do advogado e determinou o ressarcimento.

A sentença obrigou a organizadora a devolver os R$ 184,60 pagos, com correção pelo IPCA desde a data da inscrição e aplicação de juros pela taxa Selic. A decisão cabe recurso.

Procurada pelo Marília Notícia, a Magna Run respondeu apenas que “vão enviar” o reembolso, sem informar prazo.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 3
    Pintor é preso após a descoberta de oito pés de maconha em quintal na zona oeste
  • 4
    ‘Feirinha da droga’ é flagrada em cruzamento da zona oeste e suspeito acaba preso

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie