MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
ter. 10 fev. 2026
PODER JUDICIÁRIO

Perícia parcelada no aeroclube pode adiar obras do aeroporto de Marília

Justiça autoriza parcelamento de honorários e trava definição sobre área estratégica do terminal.
por Rodrigo Viudes
Aeroclube assumiu pagamento parcelado de perícia em suas dependências atuais (Foto: Marília Notícia)

A decisão da Justiça de Marília que autorizou o parcelamento dos honorários periciais no processo de reintegração de posse envolvendo o Aeroclube de Marília pode adiar em até nove meses eventuais reformas no aeroporto estadual, atualmente sob concessão da Rede Voa S/A.

A área ocupada pelo aeroclube é considerada estratégica pela concessionária para a ampliação do terminal de passageiros, inaugurado em 1938 e que mantém praticamente a mesma infraestrutura após décadas de gestão estadual.

O juiz da 3ª Vara Cível, Luis Cesar Bertoncini, fixou em R$ 22 mil os honorários do perito judicial e autorizou que o valor seja depositado em nove parcelas mensais pelo aeroclube, entidade sem fins lucrativos que possui gratuidade judiciária deferida nos autos.

A decisão foi proferida no processo de reintegração de posse movido pela concessionária contra o aeroclube. Conforme o despacho, o primeiro depósito deve ser realizado no prazo de cinco dias, com as demais parcelas nos meses seguintes.

O magistrado determinou que o perito inicie os trabalhos imediatamente, sem a necessidade de aguardar o pagamento da sétima parcela, mas condicionou a entrega do laudo pericial à quitação integral do valor.

‘Perrengues’ do aeroporto

Na prática, a medida estende o prazo para a conclusão da perícia, etapa considerada fundamental para o andamento do processo judicial. Sem a definição sobre a posse da área atualmente ocupada pelo aeroclube, a concessionária fica impedida de avançar com projetos de ampliação do terminal de passageiros.

Proposta de ampliação do terminal de passageiros da Rede Voa S/A inclui áreas atuais do aeroclube (Reprodução: Divulgação)

Enquanto o impasse se arrasta, usuários do transporte aéreo em Marília seguem convivendo com limitações estruturais no aeroporto. O espaço interno do terminal é considerado reduzido e, em períodos de manutenção, passageiros já precisaram utilizar banheiro químico instalado do lado de fora do prédio.

Dilema do tombamento

Em fevereiro, a Câmara Municipal aprovou uma lei que declarou o Aeroclube de Marília como patrimônio cultural do município. No entanto, o texto revogou uma norma anterior que havia promovido o tombamento das dependências físicas da entidade. Paralelamente, o município doou uma área externa ao aeroporto, próxima à pista, para a construção de uma nova sede do aeroclube.

Desde novembro de 2025, entretanto, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) analisa um pedido formal de tombamento histórico que envolve o atual terminal de passageiros, a oficina, o aeroclube e o acervo de aeronaves existentes no local.

A Rede Voa S/A assumiu a gestão do aeroporto de Marília em fevereiro de 2022. Desde então, os investimentos no terminal de passageiros foram adiados em diferentes momentos, sempre condicionados à liberação de áreas e à superação de entraves administrativos e judiciais relacionados ao aeroclube.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Leia mais

INFRAESTRUTURA
Prefeitura inicia manutenção da ponte Sete Quedas na zona rural de MaríliaPrefeitura inicia manutenção da ponte Sete Quedas na zona rural de Marília
Prefeitura inicia manutenção da ponte Sete Quedas na zona rural de Marília
VIOLÊNCIA
Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PMHomem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM
Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM
LUTO
Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliárioMarília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
FUTEBOL
Sul-Americana 2026 terá peso de LibertadoresSul-Americana 2026 terá peso de Libertadores
Sul-Americana 2026 terá peso de Libertadores
ZELADORIA
Prefeitura inicia mutirão de zeladoria e manutenção viária na zona oeste de MaríliaPrefeitura inicia mutirão de zeladoria e manutenção viária na zona oeste de Marília
Prefeitura inicia mutirão de zeladoria e manutenção viária na zona oeste de Marília
INCORPORAÇÃO
Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheresExército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres
Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres

Mais lidas

  • 1
    Mulher é esfaqueada por ex em frente de academia
  • 2
    Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília
  • 3
    Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
  • 4
    Condenado por crime sexual é capturado pela PM em Júlio Mesquita

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no FragataAcusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
LAZER
Sesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para famíliaSesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para família
Sesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para família
PODER JUDICIÁRIO
Perícia parcelada no aeroclube pode adiar obras do aeroporto de MaríliaPerícia parcelada no aeroclube pode adiar obras do aeroporto de Marília
Perícia parcelada no aeroclube pode adiar obras do aeroporto de Marília
BARBÁRIE
Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em MaríliaHomem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília
Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília

Últimas notícias

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor
STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual
Câmara aprova créditos para triturador de entulho de R$ 1,6 milhão e nova Emei
Sem patrões e religiosos, Conselho Municipal LGBTQIA+ abre processo eleitoral

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie