MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 12 jul. 2021

Juiz eleitoral de Marília considera voto impresso ‘absoluto retrocesso’

por Leonardo Moreno

Luís César Bertoncini, responsável pela 70ª Zona Eleitoral – (Imagem: Divulgação)

O juiz estadual Luís César Bertoncini, responsável pela 70ª Zona Eleitoral (ZE) de Marília, classificou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que institui o voto impresso no Brasil como um “absoluto retrocesso”.

O assunto foi abordado em entrevista ao Marília Notícia nesta segunda-feira (12). O magistrado garante que “não há necessidade” de implementar a mudança e defende a confiabilidade das urnas eletrônicas.

O contexto envolve ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao sistema utilizado há 25 anos, sem qualquer caso confirmado de fraude e graves ameaças de que não haverá eleição se não for feita a mudança.

Tramita no Congresso Nacional a PEC apresentada pela base governista, mas muitos analistas afirmam que sequer há tempo hábil para uma eventual efetivação de mudanças propostas. Além disso, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto impresso custaria R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos.

“Os votos já são auditáveis atualmente, assim como todas as etapas do sistema eletrônico, antes ou depois dos resultados”, afirma o juiz. Para Bertoncini, acusações de fraude eleitoral, sem provas, “beiram a má-fé, não são nem ignorância”.

O magistrado explica que, de acordo com a proposta, o voto impresso ficaria guardado dentro de uma caixa para efeitos de conferência. No entanto, ao fim das votações, todos os cartórios eleitorais já imprimem o boletim com resultado da eleição em cada urna, além de outras formas de conferência eletrônica.

Bertoncini lembra que as urnas eletrônicas contam com dezenas de dispositivos de segurança e o próprio TSE contrata especialistas que simulam invasões ao sistema, com o objetivo de aperfeiçoá-lo cada vez mais. A Justiça Eleitoral inclusive utiliza um servidor próprio, inacessível por meio da internet.

“Os partidos políticos e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participam de todas as etapas do processo, desde a carga das informações nas urnas, passando pela apuração e transmissão dos votos”, detalha.

“Fala-se que o Aécio Neves venceu a Dilma Rouseff, mas o próprio candidato e seu partido, o PSDB, refutam isso. Foi feita uma auditoria, inclusive, que confirmou o resultado das urnas”, comenta o juiz.

Outra “prova” de que o sistema funciona, segundo o magistrado, é a alternância dos grupos políticos no comando do Executivo Federal.

“Desde que o voto eletrônico foi adotado, já tivemos um presidente mais de centro, dois mais de esquerda e agora um mais de direita, escolhidos pelo voto. Isso sem falar na alternância nos municípios. Se houvesse fraude, o mesmo grupo seguiria no poder”, argumenta.

Sobre o risco de um golpe, conforme vem sendo anunciando por Bolsonaro, Bertoncini acredita que são “bravatas”. “Não vejo a possibilidade de uma ruptura institucional. Nossas instituições têm falhas, sempre podem melhorar, mas funcionam”, conclui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie