Jovens de Marília optam por empreender e tendência cresce
Cada vez mais irreverentes, versáteis e conectados, os jovens têm fugido da regra no mercado de trabalho e optado pelo empreendedorismo. É crescente no Brasil o número de empreendedores “novos”. Em Marília, essa realidade não é diferente.
A quantidade de abertura de Microempreendedores Individuais (MEIs) aumenta a cada dia, seja por vocação ou necessidade. É nesta brecha que o jovem busca uma alternativa a fim de se encaixar dentro das próprias perspectivas e expectativas em relação ao mercado. No ano passado, o crescimento apresentado foi de 20%, o que representa 83% da abertura de todas as empresas na cidade.
De acordo com dados do Sebrae, em 2021, foram abertas 6.075 empresas em Marília, sendo que 5.022 MEIs. No ano anterior, foram abertas 5.144 empresas, com 4.196 MEIs (82%). O crescimento no geral ficou em 18%, sendo que a abertura de novas MEIs fechou 2021 com 20%.
O Henrique Filadelfo tem 25 anos e se tornou empreendedor em 2016. Formado em Tecnologia em Alimentos, o jovem conta que começou o próprio negócio aos poucos. Inicialmente, o rapaz foi conciliando as vendas com trabalhos fixos, até que os próprios produtos se tornaram a principal fonte de renda.
No ramo em que se formou, Filadelfo explica que os trabalhos eram sempre os mesmos, com horários que não o agradavam e salários baixos. Além do negócio de doces, hoje o rapaz também possui uma loja virtual de camisetas masculinas.
“Eu fiz estágios e fui fazendo cursos de confeitaria, mas só surgiam trabalhos em padarias e eu me sentia muito frustrado por não ter a liberdade que queria. Comecei a fazer coxinha de morango, fiz lanches naturais e, depois de um período trabalhando em um escritório de cobranças, decidi entrar de vez no próprio negócio”, conta o empreendedor.
O jovem conta ainda que a parte boa de trabalhar para si é o tempo que tem de liberdade, ao programar os horários de maneira flexível. Por outro lado, como ponto negativo, Filadelfo pontua que precisa ser produtivo.
“O principal é ter persistência. Se você não tiver isso, não consegue se desenvolver. É preciso traçar metas e produzir. Antes eu dependia só de fotos que eu já tinha, mas depois comecei a gravar vídeos e alimentar as redes sociais. As vendas aumentaram muito. Quando você é empreendedor, muitas vezes vai trabalhar mais do que um funcionário trabalharia, mas você colhe tudo o que produz lá na frente”, garante o rapaz.
Para o analista de negócios do Sebrae José Madeira Netto, a nova geração de jovens está cada vez mais interessada em empreender. Segundo o especialista, essa é uma característica desta geração, que está cada vez mais preocupada com a realização profissional.
“Se for necessário, na busca pela realização profissional, o jovem deixa o emprego estável para empreender dentro da área que gosta. É por isso que – cada vez mais – esses jovens estão procurando o Sebrae-SP, em busca de orientações de planos de negócios. Estamos nos preparando muito para isso, com parcerias com universidades, abrindo programas de startups, para despertar o desejo de empreender com sucesso”, conclui Netto.