Jovem de 22 anos é preso por maus-tratos e abandono de pitbull em Garça
Um morador de Garça de 22 anos – que se identificou como aposentado – foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (16), acusado de maus-tratos animais. Na casa dele, a polícia encontrou um cão da raça pitbull em condições impróprias.
A Polícia Civil foi acionada pela Organização Não Governamental Sociedade Protetora dos Animais (ONG Spaddes), após apuração de que em uma casa na rua Ipê, Jardim Paineiras, haveria um cão mantido preso, sendo alimentado apenas por vizinhos e sem os cuidados adequados.
A denúncia relatava ainda que o responsável pelo animal havia perdido a esposa havia dez dias e que passou a morar na casa da sogra, mas sem se atentar à cautela do animal.
Após a constatação por parte dos voluntários da causa animal, policiais foram à casa onde o jovem estava vivendo. Ele disse, conforme registro de ocorrência, que se encontrava “perdido”, sofrendo pelo luto e sem condições de cuidar do cão. Disse ainda que pretendia buscar o animal em sua antiga casa.
CRIME
Conforme o laudo veterinário, o cão da raça pitbull estava sem alimento, sem água e em um ambiente insalubre. O exame apontou que o animal estaria em situação de abandono há pelo menos 15 dias.
Havia fezes por toda a casa. O cão estava magro e não apresentava comportamento agressivo, pelo contrário. Segundo os voluntários da Spaddes, o cachorro parecia estar com medo.
Diante da constatação, o jovem foi conduzido até a delegacia de Polícia Civil de Garça, onde foi autuado em flagrante por maus-tratos e preso em flagrante. Ele passará por audiência de custódia. O cão ficou sob a responsabilidade da ONG.