João Doria denuncia Abelardo Camarinha por fake news ao TRE
O candidato ao governo do Estado, João Doria (PSDB), denunciou Vinicius Camarinha e Abelardo Camarinha, ambos do PSB, por injúria, difamação e “fake News” ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado de São Paulo.
Os acusados terão de prestar esclarecimentos e apresentar defesa em até dois dias sobre um vídeo publicado nas redes sociais. Foi determinada uma multa diária de R$ 10 mil ao Facebook caso o vídeo permanecesse disponível, mas o conteúdo já foi removido da rede social.
O vídeo do discurso de Abelardo Camarinha foi transmitido através de uma publicação no perfil do Facebook de Vinicius. Eles estavam em um palanque improvisado na avenida Sampaio Vidal, região central de Marília, durante a inauguração de um comitê político.
Conforme o juiz Paulo Sergio Brant de Carvalho Galizia, a denúncia trata-se de uma suposta propaganda eleitoral ilícita, cujo conteúdo seria inverídico e ofensivo ao candidato João Dória.
O ex-prefeito de São Paulo acusa Camarinha de chama-lo de arrogante, ladrão da Embratur e candidato dos poderosos.
“De um lado, um candidato da elite, um pó de arroz, um milionário, um homem que nunca pisou no interior. Não sabe onde é Marília, não sabe onde é Prudente […] Ele é um candidato dos poderosos”.
“Um ladrão na Embratur, carregava mala do Sarney. Iniciou a sua carreira pública como secretário do Turismo do Sarney e vendia no exterior a imagem de um turismo sexual aqui no Brasil. Foi demitido porque praticou um roubo de seis milhões e meio de dólares na Embratur, em Brasília, no Governo Sarney. É um farsante”, bradou Abelardo.
Segundo a denúncia, a mensagem é endereçada ao eleitor e tem a intenção de desencorajá-lo a votar em Doria, sendo flagrante seu cunho de propaganda eleitoral negativa.
Conforme a decisão do juiz, Abelardo Camarinha não apresenta nenhuma prova das graves acusações em seu discurso, portanto, o conteúdo das informações divulgadas no vídeo foram consideradas falsas, ou seja, fake news.
O Marília Notícia questionou o deputado Abelardo Camarinha, via assessoria de imprensa, sobre as declarações e ofensas contra o candidato João Doria.
“O deputado estadual Abelardo Camarinha (PSB) informa que sua fala foi feita no ‘calor do momento’, durante a inauguração de um comitê. Acolhe a decisão e pede desculpas”, diz a assessoria em nota.