Isolamento social em Marília continua insuficiente
O índice de isolamento social em Marília, medido pelo Governo do Estado com base em dados de telefonia celular, continua abaixo do considerado ideal para um controle maior da disseminação do coronavírus, que é de 50% ou mais.
No domingo (4) de Páscoa, apenas 46% da população ficou em casa. A média estadual de isolamento social na data foi de 51%.
Em Marília, esse índice é exatamente o mesmo registrado nos domingos anteriores, ou seja, em um dia da semana que tradicionalmente as pessoas ficam mais em casa, já que geralmente não precisam trabalhar.
Quando analisado o gráfico do índice de isolamento em Marília, é possível observar uma tendência de aumento na quantidade de pessoas em casa desde fevereiro.
Por outro lado, as médias mensais de isolamento continuam praticamente nos mesmos patamares do ano passado. Em 2021 a cidade ainda não atingiu em nenhum dia o índice de isolamento de 50%. A última vez foi há quase um ano, em 25 de maio de 2020.
O sistema de saúde local está em colapso, com pessoas morrendo por Covid-19 na fila de espera por um leito de terapia intensiva.
A Vigilância Sanitária, com a Polícia Militar, e agora a Polícia Civil, têm feito fiscalizações contra festas e aglomerações, inclusive em estabelecimentos que funcionam ilegalmente na fase emergencial do Plano São Paulo.