Irmão do presidente do STF se manifesta sobre foto com vinho
O mariliense José Luiz Dias Toffoli, irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, se manifestou nas redes sociais sobre uma polêmica foto em que aparece com um vinho francês de no mínimo R$ 30 mil.
Circulava a informação que a foto havia sido tirada na festa de posse do novo presidente no STF, mas José Luiz afirma que se trata de mais um caso de “fake news”.
O assunto chegou a ser repercutido na revista eletrônica Crusoé e no blog O Antagonista, que lembraram quando José Luiz “requereu isenção de custas processuais de R$ 600, alegando não ter condições de pagar”.
“Perdeu na segunda instância, mas recorreu ao TST e ganhou a causa: foi dispensado do pagamento”, diz O Antagonista. A Crusoé detalha que a declaração de pobreza foi feita em ação de aposentadoria da Caixa.
“Veiculada uma foto onde seguro uma taça e uma garrafa de vinho francês Petrus, de excelente qualidade, como sendo na festa de posse do presidente do STF, ministro Dias Tofofoli, meu irmão”, começa a publicação de José Luiz na última quarta-feira (19).
A postagem é direcionada a “parentes e amigos”, diz ele. “Informo que tal foto foi tirada há quase cinco anos. Busquei a foto no meu celular que usei para fotografar encontro de parentes e amigos”, diz ele.
“Consta a data de 8 de dezembro de 2013 e clicada às 12h58. Fake news, assim é”, completa. “Posto para conhecimento, pois, desde o dia 5 de setembro deixei de postar mensagens de texto, fotos e vídeos”.