MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
dom. 27 ago. 2023
ENCANTO

Ipês brancos florescem e dão espetáculo da natureza em Marília

Ipês brancos espalhados por toda a cidade encantam marilienses.
por Alcyr Netto
Ipês brancos floridos no Bosque Municipal de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Um verdadeiro espetáculo da natureza está encantando os marilienses. É a florada dos ipês brancos, que estão espalhados por toda a cidade e que mais uma vez virou atração para quem visita o Bosque Municipal Rangel Pietraroia.

De acordo com a Prefeitura de Marília, as cerca de 500 árvores no Bosque Municipal foram plantadas em 1992 pelos alunos das escolas estaduais Amílcare Mattei e Wanda Helena Toppan Nogueira.

Com a irregularidade do clima deste ano, com inverno seco e de forte calor, nem todas as árvores abriram suas flores ao mesmo tempo. Algumas anteciparam a florada e outras devem ficar mais bonitas nos próximos dias, mas quem visita o local já consegue apreciar a beleza das flores e fazer lindas fotos.

Cerca de 500 exemplares de ipês brancos estão plantados no Bosque Municipal de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O Bosque Municipal de Marília fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.001, e é aberto para visitação todos os dias, das 6h às 18h.

Nativo das regiões do Serrado, o ipê branco está presente em várias regiões da cidade, como na praça Saturnino de Brito, ao lado do Teatro Municipal, no entorno da escola Monteiro Lobato e em vários outros pontos.

Ipês brancos na quadra da escola Monteiro Lobato (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A ÁRVORE

O Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore brasileira. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”.

O ipê branco é uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida também como planta do mel no Brasil e na Argentina.

O ipê branco floresce principalmente durante os meses de agosto e outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que quatro dias (em geral, por volta do mês de agosto). Às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.

OUTRAS CORES

A época de florescer os ipês e colorir as cidades brasileiras é de maio a setembro. Elas podem ser encontradas mais de 120 espécies, sendo que as cores variam e podem ser rosa, amarelo-ouro, branca ou roxa.

Ipê branco do bairro Mirante, na zona Oeste de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 2
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 3
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 4
    Descarga elétrica mata empresário de 34 anos durante serviço em Bastos

Escolhas do editor

ÓBITO
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressãoIdoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
ALFABETIZA JUNTOS SP
Marília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no SarespMarília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no Saresp
Marília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no Saresp
RECICLAGEM
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagemMarília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas

Últimas notícias

Gilmar anula quebra de sigilo que liga fundo a empresa de Dias Toffoli
Unicef alerta para prejuízos da falta de acesso à água nas escolas
De cada 10 serviços digitais, 8 não checam idade na criação de conta de usuários
Projeto de Marília é habilitado em programa estadual para difusão da cultura

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie