Inverno chega seco e quente, mas pode trazer frente fria neste fim de junho
O inverno teve início nesta quinta-feira (20) no Brasil, mas a sensação – pelo menos em Marília – é que não trouxe mudança climática aparente, pelo menos por enquanto. A estação mais árida do ano no sudeste do país deve permanecer com as temperaturas elevadas no período da tarde e sem chuvas.
A previsão de frio mais intenso ficou para a semana que vem, no final de junho, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru.
De acordo com a meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, neste sábado (22) e domingo (23), as temperaturas vão continuar amenas nos períodos da manhã e da noite, e altas pela tarde. “A tendência é termos mínimas de 18°C e máximas de 29°C. Domingo deve ser mais quente que sábado, em torno de 30°C ou mais. Segue sem chuva e com clima seco”, informa.
Segundo a especialista, o frio pode chegar na semana que vem. “A frente fria já está presente no hemisfério sul e invadindo o Estado de São Paulo, mas aqui no interior, chegará com mais intensidade no final de junho. Depois o frio fica durante julho”, diz.
Mesmo com a tendência de frio, Zildene explica que ainda não dá para prever as mínimas e máximas. “O IPMet tem as temperaturas até o dia 26 de junho. Por enquanto, não conseguimos calcular a força desse inverno”, conclui.