Internações por câncer de pulmão voltam a crescer em Marília
O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado nesta sexta-feira (31) e o Marília Notícia aproveita a data para alertar sobre o aumento no número de internações na cidade relacionadas ao câncer de pulmão, traqueia e brônquios.
Foram 61 casos em 2018, média de uma internação a cada seis dias. Em 2017 foram 46 e em 2016 também foram registradas 61 ocorrências, o recorde desde 2008, período com dados disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS).
Especialistas apontam que o câncer de pulmão está relacionado ao tabagismo em mais de 90% dos casos.
Outras neoplasias também estão altamente relacionadas ao fumo, como de lábio, cavidade oral e faringe,bexiga, esôfago, estômago, fígado e vias biliares, pâncreas,laringe e colo do útero.
Em quase todos os casos as internações aumentaram em 2018 em Marília, como mostra o gráfico abaixo.
Outros dados
O tabagismo também provoca outras doenças do aparelho respiratório como enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares como angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que aqueles que não fumam, diz o órgão federal.
Estima-se que R$ 56,9 bilhões são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e redução de produtividade.