Interação entre Daniel e Vinicius quebra ‘tabu’ e revela convergência
Para quem acompanha a política em Marília, não é novidade o constrangimento imposto a governadores em função da profunda divisão política. Mas Rodrigo Garcia (PSDB), vice e provável titular ao cargo de governador em breve – com o afastamento de João Doria, do mesmo partido -, encontrou um ambiente político favorável na cidade.
Não passou despercebida a cordialidade sem precedentes do deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) ao prefeito Daniel Alonso (PSDB), que retribuiu.
“Vou deixar para o governador citar todo mundo, mas quero te agradecer muito por você estar aqui com a gente”, disse o parlamentar em evento realizado em Marília nesta sexta-feira (25).
“Quero saudar o Vinicius Camarinha, deputado por Marília”, reconheceu Daniel, que em recente declaração ao podcast Marília Notícia Entrevista havia feito menção resiliente ao peso político do ex-prefeito, com a frase “Marília merecer ter dois deputados.”
A conciliação – pelo menos em alguma pauta compartilhada – foi além da saudação protocolar e teve cumprimentos afáveis e menção no discurso. Daniel, em sua fala, citou a proximidade entre o deputado e o vice-governador.
“Eu sempre digo: Rodrigo Garcia é o governador do interior. É o governador que conhece a nossa região como a palma da mão, que nasceu no interior. É, por isso, que o deputado Vinicius [Camarinha] ajuda muito ele, colou nele, grudou nele, gosta dele, porque ele [Garcia] conhece a realidade de cada um de nós”, elogiou.
O prefeito terminou de olho no futuro. “Vamos ajudar o governador Rodrigo Garcia, vamos eleger os deputados de Marília e de nossa região, que lutam por nós”, apelou.
Vale lembrar que o encontro aconteceu no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema), no mesmo local onde, a poucos meses para as eleições de 2018, o clima era absolutamente diferente. Na época, o recém-iniciado governo de Daniel vivia sob ataque ferrenho do grupo Camarinha que, por sua vez, ainda se ressentia da derrota local e buscava redenção, com novo acesso ao Legislativo de São Paulo.