Inteligência artificial em chamada de vídeo pode ter sido usada para golpe em Marília
Uma moradora da zona norte de Marília procurou a Polícia Civil, nesta segunda-feira (7), para denunciar um golpe inusitado. Ela relatou ter sido enganada por golpistas que podem ter usado inteligência artificial (IA) para se passar por uma pessoa conhecida.
A vítima, que mora no Jardim Marambaia, região do Palmital, relatou que recebeu uma chamada de vídeo de números com prefixo 11, aparentemente originada pelo professor de ginástica de um grupo do qual participa.
Segundo a mulher, que tem 66 anos, a imagem e a voz na chamada eram idênticas às do professor. Ela acreditou que a conversa era real e não duvidou quando o suposto professor disse que ela havia sido contemplada com um curso gratuito e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1,5 mil.
Mas para receber o benefício, a vítima deveria acessar sua conta bancária, seguindo links enviados pelo contato. A idosa disse que só aderiu por ter confiado na suposta identidade do interlocutor.
Sem perceber, ela fez transferências bancárias que totalizaram R$ 2.500 para uma conta vinculada à uma instituição de pagamento digital.
Após a transação, os links enviados foram apagados e o contato não pôde mais ser localizado. O caso foi registrado como estelionato e será apurado pela Polícia Civil.
O golpe com uso de vídeos manipulados por IA tem se tornado cada vez mais comum, alertam os especialistas em segurança digital.
A orientação é sempre desconfiar de pedidos incomuns, mesmo que aparentemente estejam “vindos de pessoas conhecidas”, e confirmar diretamente com o suposto remetente antes de realizar qualquer transação financeira.