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ter. 04 fev. 2025
TRÂNSITO

Instalação de radares não reduziu mortes nas vias municipais

Dados mostram que rodovias são as mais perigosas e radares não alteram o cenário nas vias municipais.
por Alcyr Netto
Ciclista morreu em acidente no final de 2024 no Centro de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Dados do Infosiga, sistema do Detran que monitora acidentes de trânsito, mostram que o número de mortes no trânsito em Marília variou entre 2019 e 2024. O aumento foi mais expressivo nas rodovias, onde a concentração de óbitos segue em alta e gera preocupação. Já nas vias municipais, os índices permaneceram relativamente estáveis ao longo dos anos, com pequenas oscilações.

Em 2019, Marília registrou 24 mortes no trânsito, sendo oito em vias municipais e 14 nas rodovias, além de dois casos sem localização definida. No ano seguinte, em 2020, houve uma redução de 20,8%, com 19 vítimas fatais — seis em vias municipais, 10 nas rodovias e três sem informação. A queda pode estar relacionada às restrições de mobilidade impostas pela pandemia de Covid-19.

No entanto, essa tendência não se manteve. Em 2021, os óbitos voltaram a subir, chegando a 30 vítimas, um aumento de 57,9% em relação ao ano anterior. Desse total, cinco ocorreram em vias municipais, 19 nas rodovias e seis sem localização informada. Em 2022, os números continuaram altos, com 28 mortes: oito em vias municipais, 17 nas rodovias e três sem dados sobre o local.

O pico foi registrado em 2023, quando Marília contabilizou 34 mortes no trânsito, o maior número do período analisado. Desses óbitos, oito ocorreram em vias municipais e 24 nas rodovias, restando apenas dois casos sem localização definida. Em relação ao ano anterior (2022), o aumento foi de 21,4%.

Já em 2024, os dados parciais indicam uma leve redução, com 30 mortes: oito em vias municipais, 19 nas rodovias e três sem informação.

ESTABILIDADE NAS VIAS MUNICIPAIS

Os dados mostram que o número de mortes no trânsito em vias municipais manteve-se relativamente estável ao longo dos anos, variando entre cinco e oito vítimas anuais.

Em 2019, foram oito mortes, número que caiu para seis em 2020, possivelmente influenciado pela pandemia. Em 2021, o total caiu para cinco, mas voltou a subir para oito em 2022, mantendo-se nesse patamar em 2023 e 2024.

Mesmo com a instalação de radares, que passaram a multar em maio de 2023, o número de óbitos nas vias municipais permaneceu inalterado no ano seguinte, sem apresentar redução.

RODOVIAS: PALCO DE MORTES

Enquanto as vias municipais registram certa estabilidade, as rodovias concentram a maior parte das mortes no trânsito da cidade.

Em 2019, foram 14 óbitos, caindo para 10 em 2020, mas voltando a subir nos anos seguintes. Em 2021, o número saltou para 19, seguiu em um patamar alto em 2022, com 17 mortes, e atingiu o pico de 24 vítimas em 2023. Em 2024, os dados indicam uma leve redução, com 19 óbitos registrados.

OS PRIMEIROS CASOS DE 2025

O ano de 2025 já começou com três mortes no trânsito de Marília. Duas delas aconteceram na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294): um atropelamento e um acidente entre moto e caminhão.

O terceiro óbito foi registrado em via municipal, na zona sul da cidade, em uma colisão entre um ônibus e uma motocicleta.

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