Instagram muda algoritmo após acusação de omitir conteúdos
O Instagram mudou seu algoritmo de rankeamento de Stories após reclamações de que conteúdos pró-Palestina estavam sendo negligenciados pela rede, afirmou a revista americana Financial Times. Segundo a publicação, a crítica foi feita por funcionários da empresa que afirmaram não ser possível encontrar na plataforma publicações em favor da Palestina, no início de maio.
Fontes internas ainda revelaram ao Financial Times que o Instagram priorizava as publicações com conteúdo original nos Stories em detrimento de posts republicados. Agora, a plataforma vai trabalhar o algoritmo para que ambas as publicações possam ser mostradas em medidas equivalentes, sem dar preferência para um ou outro tipo de postagem.
O Instagram enfrentou críticas depois de ter removido publicações que traziam em tags ou em descrições a mesquita de al-Aqsa, um dos locais mais sagrados do Islã. Na época, a rede social classificou, erroneamente, o local como sendo associado a uma organização terrorista, segundo o site BuzzFeed News.
Um porta-voz do Instagram falou ao site Business Insider que a plataforma não tinha intenção de “esconder” conteúdos pró-Palestina e que as pessoas entenderam que havia algum tipo de priorização de conteúdo, o que não era verdade.
“Histórias que compartilham publicações do feed não estão tendo o alcance que as pessoas esperam, e isso não é uma boa experiência”, disse um porta-voz do Instagram ao Business Insider. “Com o tempo, iremos dar o mesmo peso às postagens compartilhadas novamente como damos às histórias produzidas originalmente”, afirmou.