INMet emite alerta de chuvas intensas em Marília
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu um alerta “laranja” em vigor entre domingo (16) e a manhã desta segunda-feira (17) relacionado ao quadro de chuvas intensas em área abrangendo Marília.
O alerta laranja, de perigo, é o segundo mais grave, atrás apenas do alerta vermelho, de grade perigo.
Já na noite de domingo foram diversas as ocorrências de descargas elétricas e trovoadas no município.
“Chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (60-100 Km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o alerta.
Marília está entre 166 cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul com possibilidade de chuvas intensas, de acordo com o serviço federal.
“Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense”.
Nesse tipo de situação – muita chuva, vento forte e intensas trovoadas – o INMet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, “pois há risco de queda e descargas elétricas”.
No mesmo sentido é indicado não estacionar veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, consta a notificação.
Previsão
A meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com equipamentos em Bauru e Presidente Prudente, diz que as chuvas devem continuar ao menos até sexta.
De acordo com a especialista, nesta segunda-feira uma “área de baixa pressão em superfície e a presença de uma corrente de jato (ventos fortes em altos níveis da atmosfera), mantêm o tempo instável em todo o estado de São Paulo”.
A previsão é de temperaturas entre 16°C e 22°C, mas a reportagem do Marília Notícia verificou termômetros marcando entre 13°C e 14°C nas primeiras horas da manhã na zona Oeste da cidade.
Deve ser esperada “muita nebulosidade e ocorrências de chuvas mais generalizadas, acompanhadas por trovoadas, a qualquer hora do dia”.
Para terça-feira (18) Rita indica possibilidade de continuidade da instabilidade no tempo. “Contudo”, diz ela, “no decorrer do dia, haverá diminuição gradativa da nebulosidade, a partir do sul e oeste do estado”.
De quarta (19) até sexta-feira (21), as chuvas seguem acontecendo a qualquer hora do dia, conforme a profissional do INMet.