Início de vacinação dos idosos tem problemas em Marília
A Prefeitura de Marília registrou pequenos problemas nesta segunda-feira (8), no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 90 anos ou mais.
De acordo com a administração municipal, este público envolve cerca de 1,6 mil marilienses. Parte deles resolveu não perder tempo e se dirigiu até as unidades de saúde do município.
O problema é que parte destes idosos chegou cedo demais aos locais de vacinação. Em um dos casos relatados à reportagem, algumas pessoas com mais de 90 anos já estavam nas unidades de saúde por volta das 8h.
Eles tiveram que esperar ao menos uma hora e meia, até por volta das 9h30, até que recebessem a primeira de duas doses que fazem parte do esquema vacinal.
Outra dificuldade encontrada pelos superidosos envolveu os locais de vacinação. Muitos se dirigiram até as unidades de saúde mais próximas de suas residências, sem se atentar se elas estavam oferecendo ou não a imunização.
Um exemplo envolve a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cascata, onde se dirigiram alguns idosos que moram nas redondezas em busca da vacina.
No entanto, o local é referência para atendimento de pacientes com sintomas do novo coronavírus e, por isso, não está aplicando a Coronavac. Ao saberem disso, os idosos tiveram que se deslocar até a UBS Altaneira.
Naquela unidade de saúde, a cozinheira Elaine de Souza levou seu pai, de 97 anos, e sua tia, de 92. Ao chegarem no local, porém, foram informados que o lote com a vacina ainda não havia sido entregue.
“Nos mandaram ir pra casa e ligar para saber se já tinha doses disponíveis, mas resolvemos esperar um pouco até que foi feita a entrega. Teve um pouco de tumulto e fila, mas eles acabaram recebendo a agulhada”, comentou Elaine.
Esquema
A partir desta segunda-feira serão imunizados os idosos de 90 anos em diante, divididos em três grupos:
- 1º Grupo – Pacientes idosos acamados e parcialmente dependentes que residem nas áreas de abrangência das seguintes unidades de saúde – Toffoli, Três Lagos, Nova Marília, Cascata, Castelo Branco, JK, Santa Antonieta II/Liliana, São Miguel, Argolo Ferrão, Jardim Maracá, Aeroporto, Novo Horizonte, Palmital, Aniz Badra, Jardim Renata, Jardim América IV, Jardim Teruel e Jardim Cavalari – a vacinação será feita no domicílio pelas Equipes de Saúde, Equipe Consultório na Rua e Equipe Vigilância Epidemiológica.
- 2º Grupo – Pacientes idosos independentes residentes nas áreas de abrangência das seguintes unidades – Toffoli, Três Lagos, Aeroporto, Novo Horizonte, Palmital, Aniz Badra, Jardim Renata, Jardim América IV, Jardim Teruel e Jardim Cavalari – a vacinação será feita no domicílio pelas Equipes de Saúde, Equipe Consultório na Rua e Equipe Vigilância Epidemiológica.
- 3º Grupo – Pacientes idosos independentes que residem nas áreas de abrangência das seguintes unidades de saúde – Nova Marília, Cascata, Castelo Branco, JK, Santa Antonieta II/Liliana, São Miguel, Argolo Ferrão e Jardim Maracá – a vacinação acontecerá na unidade de saúde de referência mais próxima.