Infestação de escorpiões preocupa no bairro CDHU
Moradores do bairro CDHU, na zona Sul de Marília, estão preocupados com a infestação de escorpiões em um terreno baldio nas imediações do conjunto habitacional. Os animais têm invadido os imóveis.
A dona de casa Joselaine Alves de Souza, que tem duas crianças de nove e 11 anos, encontrou os artrópodes com peçonha dentro da própria casa, no segundo andar do bloco.
“Tenho duas crianças, uma delas quase foi picada. Com a ajuda de vizinhos, consegui matar. Eu e meu filho quase fomos picados”, conta.
Sem muro, com mato alto, a dona de casa afirma que há um tempo ninguém roça o terreno. O serviço, segundo ela, antes era feito pela Prefeitura. Mas agora, o perigo só aumenta.
“Estamos abandonados, em uma situação precária. Tem muito mato, não estão vindo roçar mais. Eu achei dois escorpiões dentro da minha casa. Nesta quarta (23), matamos mais um no prédio. Está cheio de escorpiões. Tem vários casos”, denuncia.
Desde o início do ano até o dia 10 de março, Marília já tinha registrado 22 casos de ataques de escorpião – uma ocorrência a cada três dias.
Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde e estão disponíveis no Portal da Transparência. Os bairros com incidência são Jardim Califórnia, Eldorado, Edson da Silva Lima, Parati, Santa Antonieta, Vila Nova, Aniz Badra, Planalto, São Judas, Alto Cafezal, área rural e o distrito de Rosália.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Marília foi procurada pelo Marília Notícia e afirmou que precisa da identificação correta do terreno para saber a quem pertence.
“A manutenção da limpeza e as condições ambientais dos terrenos é responsabilidade do proprietário. Uma vez identificada a irregularidade, o dono é notificado a saná-la”, diz a nota.
“Áreas infestadas por escorpiões geralmente apresentam descarte de lixo em local inadequado, lançamento de esgoto na rede de coleta pluvial ou outra condição que favoreça a proliferação de baratas e, por consequência, a infestação por escorpiões”, finaliza a administração.