Infestação de escorpiões preocupa no bairro Palmital
Moradores do bairro Palmital, na zona Norte de Marília, estão preocupados com a infestação de escorpiões em um terreno baldio nas imediações do cruzamento entre as ruas Hermes da Fonseca e Queiroz. Os bichos têm invadido as residências.
Após as chuvas, o perigo é ainda maior. O técnico em telecomunicações Bruno Bernardo, que tem duas crianças, encontrou os animais peçonhentos no quintal da casa dele e de um vizinho.
“Meu filho é pequeno e está aprendendo a andar. Outro dia achei um filhote de escorpião na sala da minha casa. Esse terreno com mato alto tem sido foco da infestação. Com uma lanterna luz ultravioleta, conseguimos flagrar muita atividade desses bichos lá à noite” relatou.
Sem muro, com mato alto, o local também acaba recebendo entulho de alguns moradores que não se conscientizam do problema. O perigo só aumenta.
“Pedimos que as autoridades tomem providência. Esse tipo de acidente pode ser muito grave. É de perder o sono”, alerta Bruno.
Entre janeiro e 14 de dezembro deste ano, Marília registrou 109 casos de picadas de escorpião, o que significa aproximadamente uma ocorrência a cada três dias.
Os dados são da Secretaria da Saúde do município e estão disponibilizados no Portal da Transparência da Prefeitura.
Em nota, a Prefeitura informou que o setor de Fiscalização de Posturas notificou o responsável no dia 18 de dezembro, por meio de correspondência com Aviso de Recebimento (AR), via Correios.
“Caso não seja providenciada a limpeza, será publicado um edital com nova notificação. Após o prazo de notificação pelo edital, o responsável será autuado e terreno capinado pela Prefeitura, com a devida cobrança pelo serviço executado”, informou o município.
A multa para estes casos é de R$ 934,56 para lotes e R$ 487,99 para passeio público, além da cobrança pela capinação, de acordo com a metragem.