Índice de isolamento social aponta que mariliense não fica em casa
O índice de isolamento social em Marília, após nove dias da região na fase vermelha, não teve variação significativa em relação às semanas anteriores. Na prática, o indicador aponta que a população não deixou de sair de casa e transitar pela cidade.
Entre os dias 18 e 22 (segunda e sexta-feira) a taxa de isolamento variou entre 36% e 38%. Somente no sábado (23) atingiu 39%. No domingo (24) manteve a média para o primeiro dia da semana, desde o início de janeiro, e ficou em 45%.
Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza informações de antenas da telefonia celular, obtidos junto às operadoras.
Se janeiro – mesmo com a Covid-19 batendo recordes de vítimas – não teve grande adesão ao isolamento social, o mês de dezembro foi o que teve mais circulação de pessoas na cidade. A taxa ficou entre 34% e 44%.
Neste mês, o máximo de isolamento social verificado em Marília foi de 46% – domingos, dias 3 e 17. A menor adesão foi na sexta-feira (8), uma semana após o feriado de ano novo, quando 36% das pessoas decidiram ficar em casa.